Supervisor Regional Agropecuário faz alerta sobre a influenza aviária em São Luiz Gonzaga e na região
O Supervisor Regional Agropecuário, Paulo Ferronato, pediu a colaboração da comunidade para alertar sobre a morte de aves. A preocupação é com os casos de influenza aviária que estão atingindo os países vizinhos da Argentina e Uruguai e podem chegar ao estado.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O alerta se dá, principalmente, em atenção à avicultura comercial, que seria impactada de forma negativa. Ferronato explica que mesmo que essa não seja a principal atividade econômica da região, a avicultura só perde para a soja em rendimentos no estado, ou seja, um impacto no setor afetaria a vida de toda a população gaúcha.
Casos conhecidos com a peste da galinha, mortes de aves silvestres na beira de rio ou cursos d’água, entre outras mortes consideradas anormais devem ser notificadas às inspetorias veterinárias dos municípios. Por se tratar de uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida para humanos, é preciso ter cuidado para não se contaminar.
Ferronato explica que a transmissão de uma região para outra geralmente ocorre pelas aves migratórias, o que é impossível de controlar, por isso a preocupação da Secretaria de Agricultura do Estado é fazer a detecção precoce, evitando que chegue às aves domésticas.
Fonte: Rádio São Luiz