Dia Mundial da Água: Proteção de nascentes ajuda produtores de São Paulo das Missões durante estiagem
Nesta quarta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água, tema que recebe ainda mais importância em períodos de estiagem prolongada como o vivenciado no Noroeste gaúcho. Para minimizar os impactos em relação ao acesso à água, produtores encontraram na proteção de nascentes uma importante alternativa para sua disponibilidade contínua e, consequente, a manutenção de atividades agropecuárias.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
É o caso da família de Diego Abertol, que vive na Linha Heloísa Sul, em São Paulo das Missões. Em virtude dos impactos da estiagem sobre a disponibilidade da água – tendo sido necessário inclusive acionar o caminhão pipa disponibilizado pelo poder público municipal – o agricultor procurou apoio junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em busca de orientações para a proteção de nascente existente em sua propriedade.
Após localizar a nascente d’água, foi feita análise técnica para garantir a preservação de suas características geológicas, qualidade e sequência do curso normal.
O produtor adquiriu o material para construção da estrutura para a proteção da fonte d’água e contou com o auxílio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para a execução da obra. O processo consiste na construção de pequenas estruturas para captação de água das nascentes, cercamento e recomposição das áreas de proteção permanentes com cobertura vegetal em seu entorno, conforme legislações. Essas estruturas evitam o acesso direto de animais e agentes contaminantes, o que contribui para maior qualidade e disponibilidade de água nas nascentes.
Com essa ação a água chega à propriedade naturalmente e garante a dessedentação para o rebanho bovino e demais animais de pequeno porte, além de ser aproveitada em atividades domésticas. A proteção da nascente não impacta a natureza, pelo contrário, contribui em sua preservação e apresenta baixo custo de operacionalização.
O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Júnior Kessler destaca que é importante um conjunto de ações para mitigar os efeitos da estiagem, para além da proteção de nascentes, e a Instituição atende aos agricultores em projetos para implantação de curvas de nível e irrigações, estando à disposição para orientá-los em suas demandas.
Por Jornalista Deise A. Froelich, Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar