Março Lilás destaca a importância da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo do útero

Canva/Ilustrativa

Março Lilás é o mês que traz a conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, sendo o terceiro que mais incide e o segundo que mais mata, segundo o Instituto Nacional de Câncer.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Entre os cânceres ginecológicos, pode-se dizer que o Câncer de colo do útero é o segundo que mais mata as mulheres e no RS só perde para o Câncer de Mama. Tem um pico de incidência em mulheres jovens dos 40 a 49 anos

Entretanto, apesar disso quando comparado com outros tipos de câncer, é o com maior potencial de prevenção, pois tem a possibilidade da vacinação. É possível afirmar que 100% dos casos de câncer de colo de útero são causados por HPV, um vírus que tem vacina e então assim se interfere na doença.

A vacina está no mercado desde 2008, é segura (já tendo sido aplicadas mais de 300 milhões de doses aplicadas no mundo todo), tem um custo alto, porém está disponível no SUS desde 2014 para a população de 9 a 14 anos (meninos e meninas). Após os 15 anos, a vacina  não está disponível na rotina do SUS e o esquema passa a ser com 3 doses.

Nesta abordagem, é importante saber por quê é importante vacinar os meninos? Segundo a OMS, 5% de todos os casos diagnosticados em homens e 10% dos diagnosticados em mulheres poderiam ser prevenidos pela vacina, cujo agente causador atinge mais de 630 milhões de pessoas.

O impacto da vacinação se dá em diferentes tipos de câncer que tem por agente etiológico o HPV, como podemos verificar percentuais significativos de redução agindo em 99% dos Câncer de Colo Uterino, 63% dos Câncer de pênis, 75% dos Câncer de vagina, 69% de vulva, 91% de ânus e 72% de orofaringe.

Mesmo as vacinas sendo uma importante ferramenta na prevenção do câncer, a cobertura vacinal ainda é baixa, tendo provavelmente entre as causas da não vacinação o desconhecimento da gravidade da doença e a desinformação, bem como as fake news que os movimentos anti-vacinas geram.

Então, entre as estratégias de combate ao câncer de colo de útero estão a Vacinação contra o HPV, a realização periódica do preventivo e a identificação precoce de lesões precursoras ou Câncer invasivo com realização de tratamento adequado.

Desta forma é feito um chamamento de meninas e meninos entre os 9 e 14 anos para que compareçam ao seu posto de saúde e realizem a vacina contra o HPV, o esquema é gratuito e são duas doses. Também é solicitado aos que já fizeram uma dose verifiquem se o esquema está completo e compareçam aos postos para completarem caso esteja em atraso. É importante entender que a vacinação contra o HPV não é uma vacina do sexo e sim uma vacina que combate ao CÂNCER e temos esta importante ferramenta contra alguns tipos ocasionados pelo vírus HPV, então precisamos usá-la.

Fonte: Assessoria de Imprensa