Prefeitos avaliam a fala do vice-presidente Alckmin durante a Marcha em Brasília

Divulgação

A comitiva de prefeitos missioneiros que está na XXIV Marcha dos Prefeitos em Brasília avaliou, em entrevista para a Rádio São Luiz, a fala do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que ontem, 28, discursou aos mais de 10 mil representantes dos municípios.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Alckmin compareceu ao evento no lugar do presidente Lula que está afastado por problema de saúde. O vice-presidente abordou vários assuntos, com destaque para reajuste da merenda escolar, protagonismo dos municípios, retomada do programa Minha Casa Minha Vida, destinação de R$ 22 bilhões para a saúde e uma “reforma tributária justa e que faça a economia crescer”.

O prefeito de Santo Antônio das Missões, Felisberto Ferreira, enfatizou que o governo federal precisa assumir o protagonismo e dar respaldo aos municípios, pois está na União a maior fonte de recurso. “Muitas vezes os gestores municipais estão tendo que resolver questões que são responsabilidade da União”, reclamou. O entendimento é semelhante ao do prefeito Johnni Bocacio. Para o chefe do Executivo de Dezesseis de Novembro, o novo governo deve começar pagando os repasses atrasados, “pois não adianta colocar a culpa no anterior. É preciso sair das palavras e ir para a execução”, afirmou.

O prefeito de Rolador, João Alberto Aquino Gomes, avaliou positivamente a mensagem de que o governo estará aberto ao diálogo. Para o gestor, a conversa é a base para tudo, pois fica mais fácil chegar a um entendimento sobre os pleitos municipais.

Valter Seibert, vice-prefeito de São Pedro do Butiá, reiterou sua preocupação com os reflexos da estiagem na economia da região e enfatizou a necessidade de pressionar o governo para obter resultado das pautas. Já o prefeito Auri Kochhann, preferiu elogiar a fala do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, reforçando que o dirigente transmite conhecimento e fortalece a entidade, fazendo com que os prefeitos sejam ouvidos e respeitados.

Fonte: Rádio São Luiz