Rolador comemora 23 anos de emancipação neste domingo
O município de Rolador completa 23 anos de emancipação político-administrativa neste domingo, 16 de abril. Para celebrar a data, a administração vai realizar uma série de jogos e um almoço no Complexo João Teixeira de Paula, incluindo amistosos entre escolinhas, decisão do 3° lugar e a final do campeonato municipal de futebol 7.
Rolador faz parte da região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul, sua origem está associada à presença de indígenas Guarani. O nome de Rolador foi inspirado nas águas do arroio que corre pelo município de leste a oeste.
Após a vinda da Companhia de Jesus para a margem esquerda do Rio Uruguai, foi fundada a Redução de Nossa Senhora de Candelária, em 2 de fevereiro de 1627, no Rincão dos Melo, a 3 km da sede do município.
Ligação com São Luiz Gonzaga
Por volta de 1636, por conta da ameaça dos bandeirantes, os padres e guaranis migraram para a margem direita do Uruguai e a região foi abandonada. Anos mais tarde, com o retorno dos jesuítas na segunda fase das Missões, a redução de São Luiz Gonzaga foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687, a partir de então, a área de Rolador passou a pertencer a São Luiz Gonzaga.
Em 1750 é o Tratado de Madri e as terras das Missões jesuíticas brasileiras passam a pertencer à coroa portuguesa. A partir de 1753 tem início a Guerra Guaranítica, quando tropas portuguesas e espanholas enfrentam as tribos guaranis das Missões. Com a derrota dos jesuítas em 1756, a região de Rolador passa a ser novamente abandonada.
Apenas no século XIX, a área começa a ser povoada e surgem os municípios de São Luiz Gonzaga, em 1880, e Cerro Largo, em 1900. A necessidade de uma estrada que cruzasse pelos campos do arroio do Rolador fez com que a área de Rolador voltasse a ser ocupada, inicialmente como local de descanso e pousada para tropeiros e carreteiros.
O início da construção de uma linha ferroviária entre São Luiz Gonzaga e Cerro Largo em 1938 foi um dos marcos para a constituição de um núcleo urbano no Rolador. Com a inauguração da linha em 1957, o então distrito começa a se desenvolver, principalmente, baseado na agricultura com cultivo de soja, milho, trigo, hortaliças, entre outros.
Emancipação
O município de Rolador foi criado através da Lei estadual nº 10.750, em 16 de abril de 1996, processo que foi concluído em 2000. Conhecido como “Terra Fértil Missioneira”, Rolador possui cerca de 2.800 habitantes. Outro data festiva e de caráter religioso é celebrada no dia 22 de maio, em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira do município.
As programações do aniversário de Rolador começaram na sexta-feira,14, e seguem até a véspera do dia de Santa Rita de Cássia, na quinta-feira, 20, com um baile do município.
Fonte: Rádio São Luiz com informações de IBGE Cidades