Comandante do 4º RCB fala sobre ações sociais, treinamentos e comemoração do centenário das instalações em São Luiz Gonzaga

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O Tenente-Coronel Diego Morais Duarte, Comandante do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, abordou diversos assuntos em entrevista realizada nesta quinta-feira, 20. Dentre os temas destacados, estão as ações sociais desenvolvidas pelos Dragões do Rio Grande, a participação em competições esportivas, o treinamento dos soldados incorporados neste ano, os preparativos para a comemoração do centenário do aquartelamento atual e o ingresso nas Escolas Militares.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

No dia 19 de abril, ocorreu o Dia do Exército, e o Comandante relatou que uma série de atividades foram realizadas em comemoração, com destaque para provas desportivas e a tradicional formatura militar.

Quanto às atividades sociais, o Tenente-Coronel Diego destacou o início da Campanha do Agasalho, que começou a arrecadação nesta semana e seguirá até o dia 28, com a entrega dos donativos prevista para ocorrer de 23 a 26 de maio no Clube dos Subtenentes e Sargentos. O Comandante ressaltou a solidariedade da comunidade de São Luiz Gonzaga, que a cada ano aumenta o número de doações, e mencionou os diversos parceiros, como a Secretaria de Ação Social e Comunitária, entidades e empresas do município, que estão igualmente engajados em ajudar as pessoas que precisam. Além disso, ele mencionou a Equoterapia, que está em pleno funcionamento com o apoio do 4º RCB e profissionais de diversas especialidades, como fisioterapeutas e psicólogos, em parceria com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

O Comandante também abordou a formação básica dos soldados que ingressaram neste ano no Regimento, destacando que eles realizarão nos próximos dias o acampamento básico, que encerra esta etapa de formação e dá início ao período de qualificação nas especificidades da Organização Militar. Além disso, ele mencionou as escolas de formação, com destaque para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), ambiente que forma os futuros oficiais do Exército Brasileiro, ressaltando que a preparação é longa, exige empenho e muito estudo, mas é gratificante.

Por fim, o Comandante falou sobre o centenário das atuais instalações do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, que está em São Luiz Gonzaga desde o início do Século XX e cujas atuais instalações foram inauguradas em 1924. Como elas completarão 100 anos no ano que vem, algumas atividades serão realizadas para marcar a data, incluindo um concurso cultural com exposição de telas para valorizar e premiar artistas locais e engajar a sociedade regional.

Fonte: Rádio São Luiz