Articulação para trazer Instituto Federal para São Luiz Gonzaga pode envolver a UFSM

Canva/Divulgação

Na semana passada, em Brasília, a vereadora Ana Barros se reuniu com o Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Lúcio Andrade, para falar sobre o levantamento dos imóveis da União presentes no município que podem ser cedidos para outras atividades. O interesse se justifica por causa da intenção de trazer a São Luiz Gonzaga um Instituto Federal voltado à formação técnica.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A articulação está voltada ao prédio do INSS que tem apenas dois funcionários e praticamente não realiza mais atendimentos. O deputado Valdeci Oliveira também está envolvido na mobilização. Ele vai solicitar uma agenda com a reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, a qual poderia ser a parceira na oferta destes cursos que seriam voltados à qualificação da mão de obra de pessoas de toda a região.

Ana também comentou a notícia divulgada por Emerson Marques de Matos na semana passada, de que a prefeitura também fez a solicitação para ocupar o prédio do INSS enquanto fossem realizadas reformas em seu prédio histórico.

“Eu encontrei o Emerson e falei para ele a ideia de buscar apoio para o Instituto. Ele não me falou nada, saiu e ligou para o prefeito e pediu para o prefeito refazer uma solicitação de dois anos atrás para o prédio da prefeitura, e divulgou. Nós ligamos imediatamente para o prefeito, que respondeu que não estava por dentro da luta do Instituto e por isso concedeu o ofício para o Emerson. O prefeito apoia a nossa luta”, destacou Ana. “São Luiz tem esse problema, já perdemos aquela universidade para Cerro Largo. Nós precisamos somar forças para que cresça. Eu não entendi o porquê disso, sendo que o prefeito disse que a prefeitura nem recurso tem para a reforma”, reclamou.

Fonte: Rádio São Luiz