Prefeito de São Miguel das Missões fala sobre os resultados obtidos com o Encontro das Cidades Patrimônio Mundial

Divulgação/Prefeitura de São Miguel das Missões

O prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, falou nesta segunda-feira, 08, sobre o Encontro das Cidades Patrimônio Mundial realizado durante a semana passada no seu município. O evento foi um importante momento de apresentação de demandas da região à agentes políticos que possuem poder de decisão nas esferas estadual e federal.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme José Roberto, como resultado das mesas de debates ao longo dos três dias do encontro foi elaborada uma carta com 19 solicitações ao governo federal. É um documento que foi entregue aos dirigentes do Ministério do Turismo e do Iphan.

Uma das demandas é a construção de um Centro de Interpretação, um espaço que será sediado em São Miguel das Missões. “Tudo que temos na região estará de forma organizada dentro desse prédio”, explica o prefeito, que destacou que é preciso mobilização para conseguir recursos destinados a manter as atividades desse Centro, para que não seja mais “um elefante branco”.

Durante o Encontro, também foi assinado o contrato de mais de 7 milhões de reais para início da obra de requalificação do entorno do Sítio Arqueológico. Serão realizadas obras de asfaltamento para deixar a cidade mais bonita e com melhor infraestrutura.

José Roberto também destacou a assinatura de um acordo de intercâmbio de São Miguel das Missões com Ijuí, visando o desenvolvimento das etnias. Outro ponto importante deste acordo será a parceria com as universidades para que o ambiente acadêmico auxilie as prefeituras na elaboração de projetos, facilitando a apresentação dessas demandas no momento em que os editais forem abertos.

O prefeito pontuou que o Encontro das Cidades Patrimônio Mundial foi um momento único na história do município, com grandes conquistas em todas as áreas. Ele defendeu que a região siga atuando de forma unida e que mantenha agendas constantes em Porto Alegre e Brasília para que os compromissos afirmados não caiam no esquecimento.

Fonte: Rádio São Luiz