Coopatrigo inicia mais uma turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Divulgação/Coopatrigo

Dentro do seu processo permanente de aprendizagem, a Coopatrigo deu início nesta semana a mais uma turma do Aprendiz Cooperativo do Campo, curso criado pelo Sescoop/RS especialmente para as cooperativas agropecuárias.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Essa é a quinta turma da Coopatrigo do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo e foi formada com a Escola Padre João Baptista Réus de Dezesseis de Novembro, contando com 25 alunos selecionados, atendendo os principais requisitos para participar do curso, entre os quais a ligação com o meio rural, sendo que estes alunos firmam um contrato de trabalho como aprendizes com a Coopatrigo pelo período de duração do curso que são 18 meses.

O ato foi desenvolvido junto ao Auditório da Coopatrigo e a saudação aos alunos e familiares, que estavam acompanhados pela Direção da Escola de Dezesseis de Novembro, foi realizada pelo vice-presidente da Coopatrigo Luiz Flávio Oliveira e o superintendente Marcos Pilecco.

Desde 2017, o Aprendiz Cooperativo do Campo estimula a permanência dos jovens nas atividades do meio rural, promove a sucessão familiar e incentiva o aumento do quadro social das cooperativas. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de cooperados, sendo inclusive registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

Para ministrar o Curso foi contratada a Cooperconcórdia de Santa Rosa e as aulas serão todas desenvolvidas na escola, em Dezesseis de Novembro, no turno inverso das atividades curriculares normais dos alunos.

A Coopatrigo já desenvolveu o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo em São Lourenço, interior de São Luiz Gonzaga; no Rincão dos Mirandas, interior de Santo Antônio das Missões; na Esquina Piratini, interior de Bossoroca e no Rolador, formando em torno de 100 alunos somente neste Programa.

Por Roberto Marques/Filipe Reichert, Assessoria de Comunicação Coopatrigo