Morre o presidente do MTG Manoelito Savaris aos 67 anos

Divulgação/MTG

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, faleceu aos 67 anos. Ele era natural de Casca/RS, mas vivia em Caxias do Sul. Savaris exerceu a presidência do MTG por nove mandatos e deixou um legado de sua liderança. Ele implementou mudanças importantes, como a organização da legislação tradicionalista em um único livro e a reorganização da Fundação Cultural Gaúcha, tornando-a um braço dinâmico do MTG. Ele também presidiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, fortalecendo as tradições gaúchas em nível nacional.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em nota, o MTG destaca que “Manoelito Carlos Savaris deixou um legado marcante no movimento tradicionalista gaúcho. Sua liderança incontestável e comprometida será lembrada, assim como suas contribuições para a preservação das tradições e modernização do MTG. Sua atuação além do MTG, presidindo o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, também foi de extrema importância para fortalecer a cultura gaúcha em nível nacional. Apesar da tristeza por sua partida, seu exemplo inspirou a continuar guiando os tradicionais e amantes da cultura gaúcha”.

Savaris lutava contra um câncer. O velório ocorre hoje, 17, no Memorial São José, em Caxias do Sul, até meia-noite. Amanhã, 18, ele será sepultado em Bento Gonçalves.

Fonte: Rádio São Luiz