6° Romaria a São Pedro marca domingo de fé e tradição em São Pedro do Butiá
Evento foi transmitido ao vivo pela Facebook da Rádio São Luiz

Romaria teve início nas margens do Rio Ijuí e continuou durante o dia em São Pedro do Butiá – Foto: Rádio São Luiz
A 6° Romaria a São Pedro mobilizou a comunidade local neste domingo, 2 de julho, em São Pedro do Butiá. O evento reuniu diversos fiéis e o público em geral durante a procissão e as programações realizadas no Centro Germânico Missioneiro.
A programação teve início às 7h30, nas margens do Rio Ijuí, com uma bênção aos pescadores feita pelo Pároco Valcir Phul na barca de São Pedro. “Assim como somos convidados a sermos também pescadores, a exemplo de Pedro, devemos pescar, o amor, a justiça e a paz em nosso viver diário”, afirmou o padre Valcir durante a benção. Em seguida, os romeiros seguiram em peregrinação até o Centro Germânico Missioneiro.
Presente na romaria, o prefeito de São Pedro do Butiá, José Henrique Heberle, conhecido como Sep, destacou a importância do evento para a comunidade local. “No início fazíamos apenas uma caminhada e agora faz dois anos, incluímos a saída da barca, e a festa vem aumentando. É algo bonito, um momento de fé”, afirmou ele.
O vice-prefeito, Valter Antonio Seibert, também aproveitou para comentar sobre as tratativas para a realização da ExpoButiá 2023. Segundo Seibert, estão sendo realizadas reuniões para definir a venda de estandes na feira. Ainda sobre a ExpoButiá em novembro, o prefeito Sep afirmou a intenção de trazer um show nacional para o evento.
A banda municipal recebeu a procissão na chegada ao Centro Germâncio Missioneiro, onde foi celebrada a missa em homenagem à São Pedro, que contou com uma encenação do Evangelho. Neste ano, o tema da romaria foi “Corações ardentes, pés a caminho”.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Pedro do Butiá e um dos membros da banda, Vilso Colling, comentou sobre a alegria de participar da festa de São Pedro. O presidente da Câmara Legislativa, Douglas Mayer, também participou da feira e falou da gratidão em colaborar com o evento.
Extensionista da Emater e presidente do Conselho de Turismo do município, Marlene Anschau, foi uma das responsáveis pela organização da romaria. Ela destacou o trabalho voluntário que permitiu a organização do evento com sucesso.
Ao todo, em conjunto com a equipe da Emater RS/Ascar, foram produzidos 103 kg de bolachas à moda Kerpp. “O nosso Centro Germânico hoje está lindo, aconchegante, e nossos antepassados, se pudessem ver isso, diriam que bom que vocês preservaram isso”, comentou Marlene.
O encerramento do evento contou também com show da banda Monte Carlo. Nas transmissões da Rádio São Luiz é possível conferir mais detalhes sobre a preparação do peixe e das bolachas artesanais da festa em homenagem à São Pedro.
Fonte: Rádio São Luiz