Em pouco mais de dois anos, 14º BPM realizou cerca de 300 prisões por tráfico de drogas

Major Brum. Foto: Arquivo/Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O Comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, Major Eduardo dos Santos Brum, divulgou balanço do primeiro semestre deste ano que informa que foram realizadas 82 prisões em flagrante por tráfico de entorpecentes no primeiro semestre de 2023. Esse é o acumulado na área de atuação do Batalhão. Nos últimos dois anos e meio foram cerca de 300 prisões.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O Major destacou a importância do trabalho conjunto das equipes de inteligência, apoio dos demais órgãos de segurança pública, da comunidade, da ação efetiva das equipes de campo e também do sistema de videomonitoramento. Atualmente, a Sala de Operações do 14° BPM está entre as cinco do estado com o maior volume de câmeras espelhadas. Esse aporte, somando à ação cirúrgica das equipes, tem resultado no trabalho produtivo e de resultados.

No caso da recente apreensão de drogas em São Nicolau, cujo prejuízo ao crime pode ter ultrapassado os 40 milhões de reais, Brum falou que este é um trabalho mais demorado em razão das medidas que os traficantes adotam para despistar seus delitos. Os agentes da segurança pública, no entanto, estão cada vez mais preparados.

Além disso, os criminosos sempre deixam rastros. Em maio, uma grande quantidade de maconha já havia sido apreendida. São cargas valiosas para o crime. Há 90 dias uma aeronave foi apreendida e uma coisa leva a outra.

Em 2021, ocorreu o arremesso de um pacote com 32 quilos de cocaína em uma propriedade rural, depois uma ação da Polícia Civil e do Denarc resultou em mais 60 quilos de cocaína apreendidos em uma casa em São Luiz Gonzaga. “Grandes apreensões são mais difíceis de fazer, mas também tem melhor resultado por conta da grande quantidade de droga que é retirada de circulação”, destacou o oficial.

Brum também falou sobre os riscos que existem nessas operações, destacando que eles estão sempre presentes, principalmente quando são ocorrências que trazem grande prejuízo às organizações criminosas. Ele disse ainda que já é possível afirmar que estamos em uma rota internacional de tráfico de drogas, e por fim frisou que o trabalho da Brigada Militar é feito dentro da legalidade, buscando o respeito e a dignidade, utilizando as melhores técnicas e minimizando os riscos para o maior patrimônio que é a vida dos policiais.

Fonte: Rádio São Luiz