Coordenador da Regional Missões II avalia movimento realizado ontem em Porto Xavier

Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz

O Coordenador da Regional Missões II, Márcio Langer, falou nesta quarta-feira, 2, sobre o movimento realizado ontem, 1°, em Porto Xavier, por produtores rurais. O ato reuniu aproximadamente duas mil pessoas de todo o estado, especialmente de  regiões onde a produção leiteira é destaque.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Márcio iniciou dizendo  que agora, após o evento, será necessário muito empenho das lideranças sindicais para obter as respostas.

Ele informou que ontem ocorreu uma reunião interministerial do governo federal na qual foram discutidas questões que envolvem o Mercosul. Fontes da Fetag obtiveram informações de que há deliberações sobre o tema, mas elas ainda não foram publicizadas pelo governo.

Hoje, às 15h, haverá uma reunião com o Banco Central para tratar sobre o Proagro, e do dia 12 a 19 deste  mês, em Brasília, haverá a Marcha das Margaridas, atos que darão continuidade às ações realizadas ontem.

Márcio lembrou que a alíquota de 12% retirada  no ano passado – e que abriu caminho para essa concorrência desleal com o leite estrangeiro – está prevista em decreto que tem vigência até o fim do ano. Ele observou que o Mercosul tem livre mercado, desde que não ocorra competição desigual, que por isso “há esperança de que alguma solução a respeito do assunto” seja apresentada.

O Coordenador encerrou citando a grande demanda do seguro por conta das intempéries climáticas como secas, geadas, chuvas em excesso, vendavais, entre outros. Esse número aumentado levou o Banco Central a tomar medidas que, em resumo, aumentam as dificuldades burocráticas, deliberações essas que vão de encontro à realidade fundiária da região.

Fonte: Rádio São Luiz