Comunidade se despede de Anna Olívia do Nascimento
Várias autoridades, personalidades e pessoas da comunidade de São Luiz Gonzaga e da região se despedem desde o início da manhã da professora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG) Anna Olívia do Nascimento. Ela faleceu ontem, quarta-feira, aos 85 anos, e está sendo velada na capela da Funerária Juchem.
O velório ocorrerá até às 15h, quando haverá bênção da Igreja Católica e serão feitas as últimas homenagens por parte de autoridades. E seguida se inicia o cortejo até a sede do IHGSLG, na Rua São João, onde haverá uma parada para que dona Anna, como era carinhosamente chamada na comunidade, possa se despedir da instituição que fundou e trabalhou de forma incessante por 39 anos. Depois ela será sepultada no Cemitério Municipal de São Luiz Gonzaga.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Presentes no velório, autoridades, personalidades e companheiros de dona Anna falaram sobre seu legado e a lacuna que fica com sua morte:
Olívio Dutra, amigo pessoal e ex-governador do Rio Grande do Sul – A professora Anna é uma pessoa que deixou muitas marcas positivas e exemplos a serem seguidos. É uma daquelas pessoas que não morrem nunca, com sentimentos e ações que avançam longe no tempo e na vida da comunidade. Conheci ela há muitos anos, em muitas caminhadas que fizemos juntos na luta pela educação e cultura. Trago inclusive a mensagem de Miguel do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, que mandou as condolências e sentimentos à família enlutada. É uma perda muito sentida, mas seus exemplos permanecem para a eternidade.
Anderson Amaral, coordenador do Centro de Documentação e Memória do IHGSLG – É um dia muito triste não apenas para nós, mas para toda a região missioneira. Nas Missões, ninguém entendia de história como a dona Anna Olívia. Foram 60 anos dedicados a pesquisa, aos estudos, a vários livros publicados. Ela pavimentou uma estrada para a cultura, história e para a arte. São 39 anos da vida dedicada a história e a vida da região sem ganhar um centavo, sempre de forma voluntária. Fica seu legado, o caminho trilhado de um instituto histórico forte e consolidado, ao qual o trabalho será continuado.
Irene Gomes, integrante da diretoria do IHGSLG – Dia muito triste para nós da família IHG. É uma lacuna que nunca será preenchida, com ensinamentos grandiosos. Estou a oito anos no instituto como voluntária no grupo de pesquisas. Sou amiga pessoal dela desde infância, pois nós duas somos de Bossoroca. Perco hoje uma grande amiga, mas fica a obra e o trabalho gigante que ela conseguiu realizar para nós são-luizenses, gaúchos e também para os países da nossa região de fronteira.
Sidney Brondani, prefeito de São Luiz Gonzaga – É um momento muito triste para todos nós. Anna dedicou grande parte da vida a preservação da nossa cultura. Se dedicou com muita profundidade em assuntos da cultura missioneira e gaúcha. Ela nos deixou grandes lições e um legado muito importante de seguir o trabalho do IHGSLG criado por ela, que resgatou a identificação e o estudo das nossas origens missioneiras.
Piti Werle, vice-prefeito de São Luiz Gonzaga – É uma perda irreparável para São Luiz Gonzaga. Ela contribuiu de forma muita efetiva em todas as áreas da educação e cultura, primeiro como professora e formadora de cidadãos no mais íntegro sentido da palavra e depois na criação do nosso Instituto Histórico e Geográfico, ao qual se dedicou por quase 40 anos. É um momento profundamente triste para todos nós, mas pessoas como dona Anna deixam legados que permanecem para sempre.
Izo Grisólia, jornalista e amigo pessoal – Temos de reverenciar a figura da professora da Anna pela grandeza da sua obra. Pois sua obra será reconhecida ao longo dos anos e pelas próximas gerações. Talvez na época de sua criação, as pessoas não tenham entendido a grandeza do que estava sendo feito lá em 1984, na reunião de criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga ocorrida no salão paroquial. Mas ela sabia exatamente o que estava fazendo e trabalhou muito para que estejamos hoje no grupo dos poucos municípios com um instituto desse porte e tão relevante no Estado.
Rose Grings, presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga – É um momento muito difícil, que nos propõem a saudar todas as pessoas que trabalham em prol do nosso município e deixam um legado imensurável. Dona Anna era antes de tudo uma amiga, conselheira, a qual eu recorria nas horas de decisões difíceis. Ela dedicou a vida ao resgate e preservação da nossa memória e história missioneira e isso tem um valor que vai além do tempo. E cabe a nós manter vivo todo esse legado.
Juca Dutra, prefeito de Bossoroca – Nos despedimos da nossa mais querida professora, no verdadeiro sentido da palavra. Ela foi a primeira diretora do Ginásio Estadual Miguel Fernandes e em nome dos nossos conterrâneos de Bossoroca e seus alunos deixo aqui nossa homenagem a essa grande mulher que perdemos. Era uma mulher de coragem e determinação que nunca será esquecida pela comunidade missioneira.
Fonte: Rádio São Luiz