Semana da pessoa com deficiência debateu a inclusão

Psicóloga Lizandra Nascimento e presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência. Nair Calegaro. Foto: Rádio São Luiz

A Unidade da URI São Luiz Gonzaga sediou, entre os dias 25 e 28 de agosto passado atividades da programação da Semana Municipal e da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência do Município. Na manhã desta quinta-feira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nair Calegaro, e a psicóloga e professora da URI Lizandra Nascimento estiveram nos estúdios da Rádio São Luiz para comentar sobre as atividades.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Para Nair, a semana foi muito proveitosa. “Tivemos muitos momentos de reflexão e debate sobre a realidade da pessoa com deficiência na sociedade gaúcha e brasileira. “Ainda temos muito o que aprender sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência, pois temos a legislação, mas não vemos as leis sendo cumpridas na prática”, apontou ela. E a presidente do conselho foi além. “A inclusão é normativa da Organização das Nações Unidas desde 2009, mas ainda não ocorre na prática. Temos de nos apropriar das leis e fazer cumprir a legislação. Atender requisitos básicos, como rampas e elevadores, por exemplo, não é favor nenhum. É direito de uma parcela importante da população.”

Para a professora e psicóloga da URI São Luiz Gonzaga Lizandra Nascimento, “não é preciso ter deficiência para aderir e lutar pelos direitos das pessoas. Uma sociedade que respeita a todos, será melhor para todos. Um dia todos nós vamos envelhecer e a acessibilidade será  boa para nós também. Deficientes, idosos e mães de crianças pequenas com carrinhos, por exemplo, são respeitados quando temos acessibilidade.” Ela destacou que o encontro teve palestras sobre sobre legislação, realidade atual e assuntos como equoterapia e sua importância no tratamento dos pacientes.

Na conferência também ocorreu a eleição dos delegados locais que irão para a conferência estadual, onde deverão colocar as demandas municipais nos cinco eixos temáticos que irão compor a conferência estadual.

Fonte: Rádio São Luiz