São Nicolau, São Pedro do Butiá e Salvador das Missões foram os municípios mais afetados pelo granizo

Pessoas recebendo lonas em São Nicolau na manhã desta quarta-feira, 4. Foto: Thiago Silva/Assessoria de Imprensa
Levantamento realizado na manhã desta quarta-feira, 4, após uma madrugada de muito trabalho dos municípios, voluntários e órgãos de segurança, indica que os maiores danos causados pelo temporal de granizo na noite de ontem, 3, foram nos municípios de São Nicolau, São Pedro do Butiá e Salvador das Missões.
São Nicolau
Em São Nicolau, a estimativa é de mais de 600 casas afetadas, sendo o local com o maior número de danos até o momento. Os bairros mais afetados foram Jauri e Boa Esperança, além de Santo Isidro, no interior.
Durante a madrugada, inclusive, surgiram relatos de quatro pessoas feridas na Primeira Querência, sendo uma delas transferida para São Luiz Gonzaga. A causa seriam tombos causados pelo piso molhado nas residências. A prefeitura abrigou as pessoas no Salão Paroquial e distribui lonas durante a madrugada. A expectativa é que o município decrete situação de emergência ainda hoje. A Defesa Civil autorizou a administração utilizar doações que foram arrecadadas para o Vale Taquari.
Salvador das Missões
Em Salvador das Missões, os danos foram muito extensos. O prefeito em exercício Leomar Henrich informou que mais de 100 casas tiveram o telhado destruído. No município, a distribuição de lona também avançou pela madrugada.
Houve danos em chiqueiros de porcos e quase que na totalidade das casas com telhado de brasilit. Além da área urbana, os efeitos foram maiores na localidade de Vila Santa Catarina.
São Pedro do Butiá
Em São Pedro do Butiá, a maioria das casas da área urbana com brasilit foi afetada. O prefeito Sep e sua equipe vão realizar levantamento mais detalhado durante a manhã desta quarta-feira, 4, mas já é de conhecimento que os maiores danos foram na área urbana. As equipes ficaram distribuindo lonas até por volta das 2h da manhã. Ainda conforme o prefeito, as agropecuárias do município possuíam bastante lona em estoque, o que auxiliou na resposta mais rápida.
Roque Gonzales
Conforme o prefeito Fernando Machry, Roque Gonzales teve os focos maiores nos bairros Santo Antônio e Progresso. Também foram afetadas as Linhas Laranjeira, Cinamomo e o Distrito Dona Otília, onde a Escola Martin Luther King foi bastante prejudicada.
Pirapó
Em Pirapó, conforme o prefeito em exercício Magrão, os maiores problemas foram na divisa com São Nicolau, nas localidades de Canoinha e Rincão dos Maciel. Na área urbana as pedras foram menores.
Dezesseis de Novembro
Em Dezesseis de Novembro, conforme o vice-prefeito Darci Colbeck, os danos não foram expressivos. Houve um socorro com lona apenas. Algumas casas registraram chuva através do telhado, mas a maioria dos casos foi por causa do represamento de água nas calhas.
Cerro Largo
Na área urbana de Cerro Largo as pedras foram menores. O grande volume de chuva chegou causar alguns alagamentos pontuais, inclusive com água ingressando em um estabelecimento comercial. Os maiores problemas, no entanto, foram nas Linhas São João e São Francisco, onde caíram pedras maiores.
Nos demais municípios da região, até o começo da manhã desta quarta-feira, 4, a situação era relativamente tranquila em comparação com os municípios relatados.
Fonte: Rádio São Luiz