Padre Cenir Sturm explica o significado da Quaresma e tema da Campanha da Fraternidade em 2024

O pároco de São Luiz Gonzaga, padre Cenir Sturm, falou em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, na manhã desta quarta-feira, 14, sobre o período de Quaresma e a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica neste ano. A missa de imposição das cinzas na Igreja Matriz está marcada para às 19h desta quarta.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O período da “Quaresma”, que inicia sempre na quarta-feira de cinzas, é destinado para a preparação e reflexão antes da Páscoa. “Hoje lembramos que viemos do pó e ao pó retornaremos e, essa tomada de consciência deve fazer com que levantemos nosso olhar para o céu, onde está nossa verdadeira vida”, explica o padre Cenir. Esses quarenta dias que antecedem a morte e ressurreição de Cristo são geralmente dedicados ao jejum, à oração e à obras de caridade.

Durante a entrevista, o pároco também falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”, que possui inspiração no evangelho de Mateus, em especial no versículo que diz: “Vois sois todos irmãos e irmãs”. De acordo com o padre, o principal objetivo da campanha é estimular reflexões sobre a fraternidade, mesmo com pessoas que não fazem parte do nosso círculo de convivência cotidiano.

Em relação aos principais desafios enfrentados pela Igreja na atualidade, Cenir falou sobre os jovens que recebem os sacramentos como o batismo, a eucaristia e a crisma, mas mesmo assim, acabam por se distanciar da comunidade. O padre citou a dificuldade em transmitir valores cristãos e fraternos para os mais jovens e, segundo ele, essa deve ser uma preocupação de toda a sociedade.

Cenir também lembrou sobre o papel que o jejum possui de estimular um olhar para o outro e para as desigualdades sociais que afetam diferentes pessoas. “Hoje é um dia para refletir”, afirma. O padre também destacou a necessidade de também alimentar a alma e o espírito.

Fonte: Rádio São Luiz