Polícia Civil combate o furto de fios e cabos de irrigação na região
Ontem, 2, pela manhã, uma operação conjunta realizada pela 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (Santo Ângelo) e 27ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, sob coordenação da Draco de São Luiz Gonzaga, cumpriu mandados judiciais com o objetivo de coletar provas e identificar os responsáveis pelos constantes furtos de fios e cabos de cobre, utilizados em equipamentos de irrigação das lavouras.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante a operação, foram apreendidos objetos que serão confrontados com provas obtidas em diligências nas cenas dos crimes.
Os furtos desses materiais têm acarretado sérios prejuízos aos agricultores, não apenas pelo alto custo para reposição dos itens furtados, mas também pelos danos causados e pela redução da produtividade devido à interrupção da irrigação das plantações.
Diante deste cenário, a Draco está empenhada em capturar os autores dos furtos e também identificar e punir os receptadores, ou seja, aqueles que compram o cobre obtido ilegalmente. Tanto os autores quanto os receptadores estão sujeitos a penas que podem ultrapassar dez anos de prisão.
O delegado Heleno dos Santos pediu aos agricultores que forem vítimas desse tipo de crime para que tomem medidas imediatas, como isolar o local do crime para preservar a perícia e entrar em contato com o policial responsável, que fará a ligação direta com o sindicato dos produtores rurais pelo telefone (55) 99707-6170, a fim de receber as orientações necessárias sobre como proceder e comunicar a ocorrência às autoridades.
Além disso, a Draco solicita a colaboração dos cidadãos que possuam informações que possam levar à identificação dos autores desses crimes, bem como de outros crimes relevantes, para que entrem em contato através do WhatsApp/Denúncia da Draco pelo número (55) 98423-6177, com garantia de sigilo da fonte das informações.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da Polícia Civil