No Dia Nacional do Livro Infantil, professoras destacam importância da leitura

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Nesta quinta-feira, 18, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu neste dia e deixou, ao longo de sua vida, uma vasta obra voltada às crianças, com destaque para as histórias como Reinações de Narizinho, que depois deram origem ao programa de TV Sítio do Picapau Amarelo.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Ana Paula Berni Ferraz e Terezinha Ferreira, professoras no Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, em São Luiz Gonzaga, falaram à reportagem sobre essa passagem, destacando a importância da leitura. Elas, que inclusive possuem publicação voltada aos pequenos, citaram a necessidade de estimular a leitura desde cedo.

Ana citou, por exemplo, que é importante reservar um espaço no dia para promover essa interação em casa. Terezinha, que também é vice-diretora na escola, destacou que a leitura encanta, reforçando o papel dos professores nesse processo de aproximação do universo literário.

No Brasil, dados de 2022 informam que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Isso impacta no desenvolvimento do vocabulário, dificuldades de concentração, além de menor capacidade cognitiva, razão pela qual é importante trabalhar a leitura em casa e na sala de aula.

Fonte: Rádio São Luiz