Projeto de alimentação saudável nas escolas de São Luiz Gonzaga tem excelentes resultados
A Secretária de Educação e Esporte de São Luiz Gonzaga, Mariza Klein Ditz, e a nutricionista Neila Tavares de Lima participaram do programa Expressão Livre desta quarta-feira, 22, para falar sobre o projeto de alimentação saudável nas escolas. A iniciativa está em andamento com alunos da rede, tendo excelente resultado e aceitação dos pequenos alunos e de suas famílias.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O projeto surgiu quando as merendeiras e as direções das escolas perceberam que, mesmo oferecendo lanches saudáveis com cardápios elaborados pelo setor de nutrição, os alunos levavam de casa lanches pouco saudáveis, como doces e salgados. Para lidar com essa situação, a nutricionista Neila Tavares, que já tinha experiência e projetos nessa área, passou a colaborar com a rede municipal ministrando oficinas para educar os alunos sobre alimentação saudável. Neila destaca que, nessa faixa etária, os alunos são como esponjas e absorvem muito do que lhes é ensinado.
Os “minichefes” recebem toucas de cozinha, higienizam as mãos e participam ativamente da preparação de alimentos, como o bolo de abobrinha. Essa interação lúdica permite que a nutricionista desperte neles o interesse pela alimentação saudável, e eles gostam de participar.
Neila acrescenta que o intuito não é proibir o consumo de doces e salgados, mas explicar que são alimentos que devem ser consumidos em menor quantidade, preferencialmente nos fins de semana, e não todos os dias. Os alunos que participam das oficinas também levam para casa uma cartilha com dicas de lanches saudáveis, que é entregue aos pais. A iniciativa tem mostrado ótimos resultados.
Fonte: Rádio São Luiz