João Ribeiro é homenageado no volume 31 da Série Amigos

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz

O poeta, escritor e radialista João Ribeiro é o homenageado do volume 31 da Série Amigos, uma coletânea em prosa e verso editada pelo professor Luiz Henrique Borck. Este projeto, iniciado em 1997, surgiu da necessidade de criar obras coletivas para atingir a tiragem mínima de 500 exemplares, enquanto um autor solo vendia entre 200 e 300 exemplares. Para valorizar os autores, cada volume homenageia um escritor diferente.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo o professor Borck, João Ribeiro sempre foi considerado um dos maiores valores do verso. Ele é e foi atuante em festivais como o “Canto dos Sete Povos” e tem canções gravadas por vários músicos e grupos de sucesso no estado. Nasceu em Jaguari, mas é são-luizense de coração.

Nos últimos anos, a relação entre o poeta e o editor se estreitou, levando ao convite para a homenagem, prontamente aceito por João. Trinta autores amigos foram convidados a participar e todos concordaram. A primeira tiragem esgotou rapidamente, e uma segunda edição está prevista para o final de junho.

O editor Luiz Henrique Borck destaca o sonho de publicar toda a obra de João Ribeiro, que possui centenas de trabalhos. João, tímido na exposição de seu trabalho, o realiza geralmente por solicitações e parcerias, mas deixa a entender no livro que pode vir a publicar uma obra completa no futuro.

A Série Amigos, conforme Borck, continuará com novas edições. O volume 32 homenageará uma escritora de Rio Grande, dado que o litoral tem se mostrado o maior mercado. Além da Série Amigos, Borck já publicou mais de 230 títulos como editor, em obras de autores solo.

Fonte: Rádio São Luiz