Secretário Beto Fantinel apresenta medidas de apoio do estado aos atingidos pela microexplosão

Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

O secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, visitou o município de São Luiz Gonzaga nesta sexta-feira, 5, para discutir medidas de apoio do governo aos cidadãos atingidos pela microexplosão atmosférica do dia 15 de junho.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em entrevista à Rádio São Luiz, Fantinel mencionou que o governo vai contribuir no suporte à segurança alimentar e na distribuição de cobertores, colchões e artigos de inverno, devido à intensificação do frio.

Fantinel também apresentou ao prefeito Sidney Brondani sugestões sobre programas do governo do estado que podem ser acessados pelo município. Um deles é o aluguel social, destinado a proporcionar moradia temporária digna para aqueles cujas casas foram comprometidas e ainda não puderam retornar aos seus lares. Outro é o Volta Por Cima, que libera até R$ 2,5 mil por família atingida.

Brondani afirmou que discutirá as sugestões com o secretariado na próxima semana e sinalizou que algumas ações poderão ser adotadas em breve, já que o período decorrido desde o evento climático extremo é bastante longo e algumas pessoas ainda estão abrigadas com parentes ou amigos. Ele também mencionou que o município continua lutando para ser contemplado com o Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, essencial para ajudar as pessoas que precisaram gastar recursos próprios na recuperação de suas casas ou, pior ainda, para aqueles que não puderam realizar as obras por falta de dinheiro.

Além de Fantinel e Brondani, participaram da reunião a secretária de Ação Social de São Luiz Gonzaga, Nélvia Tavares, o coordenador da Defesa Civil municipal, Milton Nei Neves do Amaral, e o coordenador da Defesa Civil regional, Cristiano Machado.

Fonte: Rádio São Luiz