Menu
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Grupo de notícias no WhatsApp
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural
  • Fale conosco
  • Anuncie
  • Programação
  • História
Instagram
Facebook
YouTube
NO AR
OUVIR AO VIVO
Rádio São Luiz 100.9 FM
SÃO LUIZ GONZAGA • RS
Rádio São Luiz 100.9 FM
  • Região das Missões
    • São Luiz Gonzaga
    • Bossoroca
    • Dezesseis de Novembro
    • Pirapó
    • Rolador
    • Roque Gonzales
    • Santo Antônio das Missões
    • São Nicolau
  • Segurança
  • Política
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Rural

Salvador das Missões aparece entre os 10 municípios do RS com menor índice de analfabetismo

  • Kelvin Morais
  • 17/05/2024
Foto: Freepik
compartilhar
compartilhar
Tweet
compartilhar
Foto: Freepik

Nesta sexta-feira, 17, foram divulgados os dados mais recentes do Censo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacando índices de alfabetização como o de Salvador das Missões. O município se destaca por estar entre os dez com melhor índice de alfabetização no estado, com uma taxa de analfabetismo de apenas 1,34%.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em São Luiz Gonzaga, os dados também são consideráveis, pois 95,7% da população com 15 anos ou mais é considerada alfabetizada. Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Garruchos, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Roque Gonzales, Rolador, São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Mato Queimado, Caibaté, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões e Porto Xavier são alguns dos município da região que também aparecem com indicadores acima de 90%.

Em âmbito nacional, os números do Censo mostram que, embora tenha havido uma melhora desde a última edição do estudo em 2010, ainda persistem profundas desigualdades. Entre os indígenas, a taxa de analfabetismo é quatro vezes maior do que entre os brancos.

Especificamente, 16,1% dos indígenas, 10,1% dos pretos e 8,8% dos pardos não sabem ler nem escrever, em comparação com apenas 4,3% dos brancos. No total, 11,4 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais não conseguem ler e escrever uma carta simples, o que representa 7% da população nessa faixa etária.

Fonte: Rádio São Luiz

Kelvin Morais

notícia anterior

Agricultores podem fazer análise de grãos gratuitamente pela Emater/RS Ascar

  • Micael Olegario
  • 17/05/2024
Leia mais
próxima notícia

Coopatrigo projeta cultivo de 30 mil hectares de canola e 148 mil hectares de trigo para o inverno

  • Kelvin Morais
  • 17/05/2024
Leia mais
Leia também
Leia mais

49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

  • Evelise Oliveira
  • 05/11/2026
Leia mais

Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

  • Micael Olegario
  • 05/11/2026
Anuncie na Rádio São Luiz
Últimas notícias
  • 49ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga terá quatro dias de atividades culturais e lançamentos de obras

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Municípios missioneiros discutem planejamento e integração das atividades turísticas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Estoque do Hemocentro Regional de Santa Rosa está em níveis críticos para A- e O-

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Produtores gaúchos têm prazo até 12 de novembro para aderir à renegociação de dívidas

    • 05/11/2026
    Leia mais
  • Tempo firme retorna e Sol predomina nesta quinta-feira na região

    • 05/11/2026
    Leia mais
Mais lidas
  • 1
    Quarta-feira terá chuva forte nas Missões e no RS
  • 2
    Felipe Miranda é reeleito presidente da ACI de São Luiz Gonzaga para o biênio 2026/2028
  • 3
    Morre José Antônio Caetano Braga, ex-vereador de São Luiz Gonzaga
  • 4
    AGSL busca título inédito da Copa dos Pampas em decisão contra equipe de Três Passos
  • 5
    Câmara de São Luiz Gonzaga debate demandas da comunidade durante sessão ordinária

Rua São João, 1894
São Luiz Gonzaga, RS - CEP 98700-000

(55) 3352.4444
Fale conosco Anuncie Política de Privacidade Publicidade Legal
© Rádio São Luiz. Todos os direitos reservados.

Input your Busca keywords and press Enter.

Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}

17/05/2024 - Atualizado em 01/11/2026 às 14:21