Saúde: Garruchos assina contrato e hospital de referência para o município passa a ser o de São Borja

Garruchos, que integra o consórcio intermunicipal de saúde de São Luiz Gonzaga, juntamente com Rolador, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Dezesseis de Novembro, São Nicolau, Pirapó e Roque Gonzales, assinou um novo consórcio no qual o hospital de referência para prestar atendimento ao município passa a ser o Ivan Goulart, de São Borja.

De acordo com o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto (PP), a mudança da referência se dá devido uma questão de comodidade para os pacientes, que reivindicavam a transferência. Ele enfatiza que o consórcio com São Borja tem um custo mais elevado, o que fez com que a mudança levasse mais tempo para ocorrer. “Era uma obrigação, um compromisso que tínhamos em fazer esse contrato, mas por questões orçamentárias, demoramos um pouco, mas agora conseguimos assinar o consórcio”, disse.

Em análise, ele explica que além das reivindicações comunitárias, outros fatores motivaram a decisão, como, por exemplo, a conservação do transporte, uma vez que o município tem 60 km de estrada de chão. O objetivo é aproveitar melhor as condições dos veículos e otimizar os gastos neste sentido. Além disso, enfatizou que São Borja oferece melhores condições na área da saúde, o que também faz a diferença.

Contudo, o prefeito afirmou que alguns serviços serão mantidos em relação aos outros consórcios que Garruchos integra. “Vamos manter algumas coisas. O consórcio intermunicipal funciona bem. Manteremos, por exemplo, exames complementares”, explica. O objetivo é de que, os atendimentos que tenham custo muito elevado em São Borja, sejam buscados em outros lugares.

Fonte: Róbson Gomes