Vereador Francisco Lourenço destaca as conquistas da comunidade do Rincão de São Pedro

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta quinta-feira, 23, o vereador Francisco Lourenço (PDT) falou sobre as recentes conquistas que a comunidade do Rincão de São Pedro vem obtendo nos últimos tempos.

MANUTENÇÃO DE DOIS TURNOS NA ESCOLA – Sobre a manutenção dos dois turnos na escola rural da comunidade, Lourenço destacou o trabalho realizado em conjunto com a vereadora Ana Barros (PT), a coordenadora de Educação Mônica Pagliusi Justo, Secretaria de Agricultura do RS, EMATER e Uergs, que culminou na elaboração de um projeto que proporcionou a manutenção do funcionamento da escola em dois turnos: “tivemos um aceno por parte da Secretaria de Educação do RS de que será implantado um curso técnico dentro de dois anos na escola”.

NOVO EQUIPAMENTO ENTREGUE – Lourenço também enfatizou a entrega de uma máquina globe para os pequenos produtores da comunidade do Rincão de São Pedro, em ato formalizado pela prefeitura na terça-feira. Segundo o vereador, “já tínhamos entregue um trator, oriundo de emenda do deputado Afonso Motta, mas também havia a necessidade de uma globe para que possa ser feito o manejo do solo pelos produtores. Assim, devido às dificuldades que os pequenos produtores têm em se manter no campo, entendemos que esse novo equipamento irá atender à essa importante demanda”, salientou.

ASFALTO EXPERIMENTAL – O Rincão de São Pedro também deverá receber nos próximos dias a pavimentação de sua estrada de acesso a partir do uso de um novo material, conhecido como asfalto ecológico. Sobre o material, o vereador explicou: “É um experimento que será implantado em São Luiz. Tive a oportunidade de ir a Santa Cruz do Sul com a parte técnica da prefeitura e seus engenheiros e observamos esse trabalho de pavimentação lá. A ‘grosso modo’, pode-se dizer que é uma mistura de terra, a pedras, brita, produtos semelhantes a um calcário e mais um produto que gera a liga. A ordem de serviço foi assinada e a obra deverá iniciar na próxima semana. É um experimento importante, e, pelo que que observamos em Santa Cruz do Sul, o material é eficiente”. A obra compreenderá 6,3km de estrada, e ligará a BR-285 até o calçamento existente na sede da comunidade.

PDT E NOVOS FILIADOS – Lourenço também comentou sobre o momento que vive o seu partido, PDT, com a possibilidade de novas lideranças políticas virem a se filiar na sigla: “Temos a maior bancada da Câmara de Vereadores e existe a possibilidade de um ou mais vereadores virem a ingressar no partido através da janela partidária de março. O partido busca crescimento, além da posição de líder que ocupa na Câmara. Têm pessoas que ainda não querem se identificar mas que já informaram que estarão vindo pata o partido, e, para nós, quanto mais recebermos lideranças e jovens, mais irá somar ao PDT em um momento tão importante, que é o período pré-eleitoral”, finalizou.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz