Projeto de proteção do bioma pampa é desenvolvido em parceria com associados do STR

Félix, Luiz Oneide, Rafael, Diego e Kaliton. (Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz)

São Luiz Gonzaga – A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag RS) e os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, entre os quais os de São Luiz Gonzaga e Rolador, estão inseridos em um projeto de recuperação dos biomas. Lançada em 2018, a ideia busca obter a produtividade no campo sem perder o cuidado com o meio ambiente.

Receba as nossa notícias no WhatsApp

Quando o programa foi instalado, há três anos, os produtores foram desafiados a separar uma área de cinco hectares de sua propriedade para implementar o que era orientado pela equipe técnica. As recomendações incluíram novas práticas de manejo, aplicação de insumos, calagem do solo, ajuste da carga animal para não danificar o pasto, entre outras. O objetivo, com o projeto, é que o produtor seja um agente de preservação. Especialistas estão preocupados, pois o bioma pampa “está muito ameaçado”.

Ao todo, na região, incluindo os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga, Rolador, Santo Antônio das Missões, Garruchos, Santiago, são cerca de 60 propriedades que aderiram aos chamados módulos experimentais. Desde quarta-feira, as equipes de vêm visitando essas localidades para avaliar os resultados.

Até o momento, conforme o engenheiro agrônomo da Fetag RS, Kaliton Prestes, os resultados estão sendo muito positivos. Para o diretor de biodiversidade da Sema, Diego Melo Pereira, é importante que os produtores atestem os resultados, pois agora terão segurança para expandir os ensinamentos para demais áreas de suas propriedades.

Mantida pela Corsan, que promove uma compensação ambiental, a iniciativa já tem parceria para seguir até 2023, pois ganhou apoio, recentemente, da RGE. Interessados na região em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com o engenheiro agrônomo Felix do Prado, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ou com o próprio presidente da entidade, Rafael Dalenogare Paz. Para assistir a entrevista sobre o assunto (clique aqui).

Fonte: Rádio São Luiz