Sancionada Lei que institui o programa Câmera Colaborativa em São Luiz Gonzaga

Autoridades presentes no ato de assinatura da Lei (Foto: Larissa Dorneles/Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

São Luiz Gonzaga – Foi sancionada nesta segunda-feira, 06, pelo prefeito Sidney Brondani, a Lei que institui em São Luiz Gonzaga o programa Câmera Colaborativa. A ideia foi inicialmente apresentada pelo Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Major Eduardo dos Santos Brum, no dia 4 de outubro. O Anteprojeto de Lei foi aprovado pelos vereadores no dia 13 de outubro.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas assinem um termo de cooperação com a prefeitura para que suas câmeras também sejam inseridas no sistema de monitoramento da Brigada Militar. Conforme o Major Brum, em resumo, as câmeras colaborativas vão ampliar o sistema público já existente.

A ideia era uma “anseio de longa data” da Brigada Militar, pois desde que foi implantado o sistema de videomonitoramento, aliado a outras ações do Batalhão, os indicadores de crimes como roubo, assaltos e similares reduziram em 70%. A expectativa é que com a adesão de mais equipamentos a segurança da população aumente ainda mais.

As pessoas que desejarem aderir poderão assinar o termo na prefeitura e na sede do 14º Batalhão de Polícia Militar. Também será feita parceria com a Associação Comercial e Industrial para que o local possa ser um ponto de encaminhamento.

Por Kelvin Morais

Fonte: Rádio São Luiz