Professores Anderson Amaral, Miriam Heineck e Rosagela Vidoto recebem o Diploma Paulo Freire 2021
São Luiz Gonzaga – Nesta segunda-feira, 6 de dezembro, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizou a Sessão Solene de entrega do Diploma Paulo Freire, láurea que homenageia professores das redes Municipal, Estadual e Particular de ensino no município.
Receba as nossas notícias no WhatsApp
O Diploma Paulo Freire foi instituído pela Resolução nº 598/2005, destinado a homenagear profissionais da Educação do município em alusão ao Dia do Professor (comemorado anualmente no dia 15 de outubro), com a indicação dos sindicatos da categoria nas redes municipal, estadual e particular de ensino aos professores que tiveram atuação destacada e contribuição na Educação em São Luiz Gonzaga.
Os homenageados de 2021 foram os professores Anderson Iura Amaral Schmitz (indicado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS/SINPRO), Miriam Teresinha Vargas Heineck (indicada pelo 33º Núcleo do CPERS/Sindicato) e Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto (indicada pelo Sindicato dos Municipários). O plenário do Legislativo contou com um grande número de presentes, os quais acompanharam a solenidade que teve momentos de grande emoção por parte dos homenageados.
O presidente da Câmara, vereador Laureano Castilho, comandou os trabalhos, cabendo às vereadoras Ana Barros, Nara Mendes e Rose Grings anunciarem a biografia e entregar os quadros do Diploma Paulo Freire aos três homenageados. O vereador João Iuri realizou o pronunciamento representando o Legislativo e o prefeito Sidney Brondani realizou a saudação em nome do Executivo Municipal.
Os homenageados
Anderson Amaral – Anderson Iura Amaral Schmitz, nascido em São Borja, é casado com Cristiane Maier, pai de Andressa, Pedro e Leonardo e avô de Ana Luiza e Giovana. Sua relação com São Luiz Gonzaga começou quando veio à Escola Cruzeiro do Sul estudar para o Curso Técnico em Agropecuária. Mas foi no ano de 2003 que definitivamente se instalou na cidade, trabalhando como professor no INSA. Quando a URI adquiriu o INSA, passou a integrar os quadros da Escola Básica e Ensino Superior da URI São Luiz Gonzaga.
Anderson possui Licenciatura em História pela URCAMP; licenciatura em Filosofia pela UNINTER; especialização em História do Brasil pela URI e Mestrado em Patrimônio Cultural pela UFSM. É professor da rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga, atualmente ocupando o cargo de Diretor de Museus, atuando também como professor da Escola Básica da URI São Luiz Gonzaga e como coordenador do Centro de Documentação e Memória do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga.
Miriam Heineck – Miriam Teresinha Vargas Heineck é formada em Pedagogia, com especialização no curso de Gestão e Organização de Escola e no Curso de Pedagogia Social e Gestão de Projetos pela UNOPAR – Polo de São Luiz Gonzaga, especialização em Educação de Jovens e Adultos pela UERGS – Unidade de São Luiz Gonzaga e Mestre em Questões Contemporâneas em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha – Espanha.
Iniciou sua vida profissional aos 14 anos de idade, trabalhando no comércio local. Aos 20 anos assumiu concurso público desenvolvendo suas atividades no setor de pessoal da 32ª Coordenadoria Regional de Educação pelo período de 10 anos, tendo sido coordenadora do setor de Recursos Humanos na Gestão da professora Eni Araújo Malgarim. Por um curto período de tempo, atuou na secretaria da Escola Técnica Cruzeiro do Sul, tendo também trabalhado na UNOPAR, inicialmente na secretaria e também como coordenadora pedagógica na gestão da professora Neiva Mairesse da Silva. Em 2003 passou a trabalhar na secretaria do Instituto Estadual Rui Barbosa, tendo sido vice-diretora nas Gestões da professora Claudete Vieira dos Santos Crestani e da professora Eliane Ribas de Brum, cargo que exerce atualmente.
Rosangela Vidoto – Rosangela Aparecida Minuzzi Vidoto nasceu em São Luiz Gonzaga em 15 de outubro de 1969. Filha de José Vidoto (In Memoriam) e Elvira Jurema Minuzzi Vidoto, é casada com Revail Guilherme Gründmann.
Frequentou a Escola Estadual Professora Amália Germano de Paula, o Instituto Estadual Osmar Poppe e o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSA, onde concluiu o Curso Normal, iniciando sua vida profissional no Magistério em março de 1991, profissão que desempenha há 30 anos.
Rosangela especializou-se na área da Educação, concluindo sua graduação no Curso Normal Superior na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR e posteriormente a pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Seu compromisso com a Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga iniciou em 7 de março de 1991, nomeada em concurso público para exercer a função de Professora de séries iniciais, com docência na 1ª série, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança. Nessa escola permaneceu até o ano de 1997. Em 1998 iniciou suas atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Francisca Lencina, exercendo as funções de Professora e Secretária de Escola.
Em 20 de fevereiro de 2004 foi nomeada novamente, por aprovação em concurso público, como Professora das séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Francisca Lencina, ocasião em que assumiu a função de Diretora da EMEF Francisca Lencina (Gestão 2004-2005), sendo gestora também no período de 2009 a 2013. Em janeiro de 2014, foi indicada pela Administração Municipal para assumir a Direção da Escola Municipal de Educação Infantil Inácia Gomes Caldas, permanecendo na função de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Já em janeiro de 2017 foi convidada pela Administração Municipal para assumir a função de Secretária Municipal de Educação e Esporte, na Gestão 2017–2020. Atualmente, a professora Rosangela Vidoto desempenha sua função como Professora na Escola Municipal de Educação Infantil José Leovegildo Alves Paiva.
Galeria de imagens (Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)
Por Emerson Scheis
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga