Reunião entre Câmara Municipal e Instituto Histórico e Geográfico tratou sobre a concepção de projetos históricos e culturais

(Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores)

Nesta semana, o presidente da Câmara, vereador João Iuri, juntamente com a vereadora Rose Grings, visitaram o Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG), oportunidade em que estiveram reunidos com a diretoria da entidade.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A pauta da reunião foi definir parceria no âmbito de pesquisa para projetos culturais que serão desenvolvidos entre o Legislativo Municipal e o Instituto. Além disso, foi realizado convite pela diretoria ao vereador João Iuri para associação nos quadros da entidade, aos quais a vereadora Rose Grings já faz parte e é colaboradora das atividades realizadas pelo IHGSLG.

Durante este ano, serão realizadas pesquisas pelos colaboradores do Instituto visando fomentar a criação de um memorial da Mostra da Arte Missioneira, evento que teve sua concepção iniciada dentro da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, a qual deverá contar com um acervo contando a história desse importante evento cultural que integrava os países sul-americanos enaltecendo a cultura missioneira.

Também foi definida a parceria do Instituto para contribuição em pesquisas para compor o acervo do Memorial Luiz Cosme Moreira Pinheiro, que já está instituído por lei como espaço cultural junto ao Legislativo Municipal.

Da mesma forma, a parceria com as pesquisadoras do Instituto, Irene Gomes e Juliana Sott, irá subsidiar a criação do Memorial das Vereadoras de São Luiz Gonzaga, espaço que apresentará e contará a trajetória de todas as mulheres que atuaram como edis no município. O referido Memorial tem previsão de inauguração no mês de abril deste ano.

Na oportunidade, o Instituto Histórico e Geográfico manifestou intenção de uma parceria com o Legislativo para a concepção de um projeto de exposição alusiva ao bicentenário do Brasil, o qual deverá ter culminância durante as festividades da Semana da Pátria, em acervo que estará à disposição para visitação junto à Sala Ana Petrona, ao lado da Biblioteca Pública Municipal.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga