Rotaract Club receberá a láurea “Jovem que faz a Diferença”

(Foto: Divulgação)

Sessão Solene ocorrerá no dia 29 de agosto, uma segunda-feira

No dia 29 de agosto, uma segunda-feira, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga estará realizando Sessão Solene para entrega da láurea “Jovem que faz a Diferença”, honraria concedida pelo Legislativo Municipal para jovens que se destacam em ações, projetos e voluntariado em São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Neste ano de 2022, a láurea será entregue para o Rotaract Club de São Luiz Gonzaga, pelas diversas ações beneficentes realizadas no município, bem como o engajamento do espírito voluntário de jovens que participaram e participam efetivamente dos trabalhos do clube são-luizense.

Uma Breve História sobre o Rotaract Club de São Luiz Gonzaga – “Em 6 de março de 2015, o Rotaract Club foi reativado em São Luiz Gonzaga e começou a trilhar sua gloriosa história. Por gloriosa, devemos entender que hoje o clube hoje goza de confiança e credibilidade por parte da comunidade são-luizense, apesar de estar ativo novamente há apenas 6 anos. Nesse tempo o Rotaract conquistou e reformou uma sede própria, a qual, hoje, é também compartilhada com o Interact.

Atualmente, o Rotaract segue com projetos que marcaram essa história e ainda acontecem graças às parcerias com a comunidade. Há mais de 3 anos, o Clube leva informação de qualidade e conta um pouco mais sobre Rotary a nível mundial para a população de São Luiz Gonzaga por intermédio de uma coluna semanal no jornal “A Notícia” e do programa “Rádio Rotaract”, na Rádio Cidade FM 98.7, o qual, inclusive, foi o primeiro programa de Rádio no Brasil voltado ao Rotary e seus programas. Esses projetos possibilitaram inúmeras parcerias com Advogados, Enfermeiros, Jornalistas, Médicos, Psicólogos, e entes públicos do Brasil e do mundo, a fim de levar informação ao público que nos acompanha por esses meios e também pela internet. O Clube também esteve presente nas duas últimas edições da Expo São Luiz, onde pode mostrar para toda a comunidade seus feitos. É válido o destaque para a Mesa Redonda, organizada junto com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, que tomou parte na última edição da feira com pessoas que conseguiram superar diversos tipos de câncer, mudando a tônica repetitiva do assunto e mostrando histórias de superação e garra.

Além disso, o respeito e carinho da comunidade pelo Rotaract Club de São Luiz Gonzaga também se deve às ações realizadas em prol do município e seus moradores. Em 25 de outubro de 2019 a Prefeitura Municipal sancionou o Decreto Municipal nº 5.331, o qual reconheceu o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite” como uma data oficial do calendário municipal, o que ocorreu através do impulsionamento do Clube frente ao Legislativo em Sessão Ordinária. Também, por anos e com a parceria do Poder Público, mantivemos os canteiros da avenida principal da cidade floridos, o que sempre foi alvo de reconhecimento da comunidade para com o Clube. Desses projetos realizados na comunidade, vale destacar o projeto “Refaz” que está sendo finalizado e vai entregar uma sede aos moradores do Bairro Auxiliadora que hoje se encontram com uma associação ativa graças aos trabalhos do Rotaract. Ainda se destaca o apoio da comunidade no Projeto Lacres e Tampas do Bem, que além de manter a cidade reciclando materiais plásticos e de metal, colabora com o Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary e com outras causas sociais. Entre esses projetos que marcaram a nossa história, também estão a entrega de uma biblioteca com mais de 180 livros ao Lar Escola e os diversos projetos de venda de alimentos (hamburgadas, feijoadas, galetaços, risotos, lasanhas e pizzas) que sempre apoiam diretamente alguma causa social de comoção municipal. As máscaras nas estátuas de Jayme Caetano Braun e Sepé Tiarajú também foram uma iniciativa do clube, juntamente com outras entidades, e estará sempre marcado como um dos primeiros projetos do clube durante a pandemia.

A nível distrital, mesmo com a curta história do Clube, marcam a nossa história a recepção de mais de 200 companheiros do Distrito 4660 na XI Rotaractíadas, que foi um momento muito especial para o clube. Também marca a nossa história os Oradores do clube, sendo que o companheiro Fábio Brum Machado levou o nome do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga e do Distrito 4660 ao Concurso Nacional de Oratória do ano de 2020. Também devemos mencionar o destaque dos projetos realizados por aqui, sendo que hoje o clube é referência na execução e teve, não só o reconhecimento entre os 23 clubes do distrito, bem como no top 10 do Concurso Nacional de Projetos em duas oportunidades, com o projeto “Rádio Rotaract: A Cidade é Nossa” na categoria de Imagem Pública e com o projeto “Mulheres Vencedoras: Histórias que transbordam luta” na categoria de comunidades. Algo que também sempre nos orgulha é o reconhecimento da representação distrital com os companheiros do clube, que quase todo ano compõem e colaboram com a equipe do distrito mais pau ferro desse Brasil” – Texto do Rotaract Club de São Luiz Gonzaga.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga