Gastronomia, cultura e shows são destaques da 10° Festa do Arroz Carreteiro neste domingo (7)

Foto: Reprodução / Rádio São Luiz
A 10° Festa do Arroz Carreteiro chega no seu segundo dia de programação neste domingo (07/06), no Parque de Exposições do Sindicato Rural, em São Luiz Gonzaga. Desde o início da manhã, diversas entidades, empresas e associações se reuniram para preparar o tradicional prato típico do arroz carreteiro. Ao longo do dia, estão previstas atividades culturais e shows musicais.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A edição deste ano do evento teve início neste sábado (6), com abertura dos portões e o início do 6° Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun. Neste domingo, a abertura dos portões ocorreu às 6h, com a chegada das entidades responsáveis pela preparação do arroz carreteiro, nos galpões do parque. Em seguida, às 8h foi realizada a chegada da 2° Rústica do Aniversário de São Luiz Gonzaga.
Além da gastronomia, a programação da 10° Festa do Arroz Carreteiro conta também com destaques culturais, como a abertura do Espaço Dorinho, a partir das 9h, e apresentação do Fênix Grupo Folclórico às 11h, quando ocorre a cerimônia oficial de abertura da festa.
Às 12h30 está prevista a degustação do arroz carreteiro, com distribuição gratuita para a população presente no local. A partir das 13h30, acontece a final do 6° Festival de Trovas e Pajadas Jayme Caetano Braun, seguida da entrega dos certificados aos grupos responsáveis pela preparação do prato típico, às 15h. Logo após, as invernadas artísticas do CTG Galpão de Estância e do DN Carlos Bastos do Prado fazem suas apresentações, às 15h30.
O evento continua às 16h com show de Desiderio Souza e, o encerramento, acontece a partir das 17h, com show de Mano Lima. Acompanhe a cobertura completa da 10° Festa do Arroz Carreteiro pela FM 100.9 e pelo Facebook da Rádio São Luiz.
Fonte: Rádio São Luiz
XV Café de Cambona destaca São Nicolau como destino turístico das Missões

O tempo fechado e o nevoeiro ao amanhecer proporcionaram o clima ideal para o XV Café de Cambona, que atraiu diversos turistas neste domingo (31/05), em São Nicolau. O evento foi realizado no Parque Municipal de Eventos e fez parte da programação dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Com diversas atividades culturais, shows e gastronomia, o XV Café de Cambona contribui para destacar o potencial do turismo regional.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Neste domingo, também foi inaugurado o Pavilhão de Eventos Maria Juraci de Araújo. Ao todo, foram 40 galpões campeiros organizados para receber o público com o tradicional café de cambona, acompanhado de bolo frito, uma prática que une tradição, memória e identidade.
Os portões do XV Café de Cambona foram oficialmente abertos às 8h, com o início da degustação nos galpões às 9h. No Facebook da Rádio São Luiz, é possível conferir as imagens do café sendo preparado no bule feito de lata ou ferro (a cambona que remete às tradições dos tropeiros) e da preparação dos diversos tipos de bolo frito.
“Desde às 8h horas, as pessoas estão aqui comendo bolo frito e visitando os estandes”, celebrou Rafael Godois (PP), prefeito de São Nicolau. O gestor destacou o trabalho coletivo da comunidade local durante o evento, além da presença de visitantes de diversos locais, inclusive, de fora do Brasil.
Entre as atrações culturais, o evento contou com a 1ª Mostra Integrada da Cultura Missioneira nos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis. Além disso, pela manhã foram realizadas as apresentações do coral guarani “Jeroy Mbaraeté”, da Aldeia Indígena Koenju, de São Miguel das Missões, e do Grupo folclórico Fênix, com o tema “Missões a Saga Jesuítico-Guarany”.
Na parte da tarde, foi a vez da apresentação de Virgínia Gambín, da província de Misiones, na Argentina, e das invernadas gaúchas do CTG 1ª Querência do Rio Grande. A edição deste ano do Café de Cambona teve shows musicais de: Jarbas Nadal e Grupo Missões, Grupo Balanço Orelhano, As Maragatas, de Luiz Carlos da Silva – “Bidinho Missioneiro”. O encerramento ficou a cargo do músico e compositor tradicionalista João Luiz Corrêa.
Fonte: Rádio Sâo Luiz
14ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires termina neste domingo no Santuário do Caaró

Foto: Reprodução / Rádio São Luiz
Termina neste domingo (10/05) a 14° edição da Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires. Parte das celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, a atividade envolveu mais de 400 cavaleiros, em um percurso que teve início no dia 3 de maio, no Porto de Santo Isidro, em São Nicolau. Ao todo, foram oito municípios visitados, incluindo, pontos turísticos e históricos da região. O encerramento acontece às 10h, com uma missa e entrega de certificados aos participantes, no Santuário do Caaró, em Caibaté.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo dados da organização da cavalgada, 488 cavaleiros participaram da edição especial do quadricentenário missioneiro, considerando os diferentes momentos da atividade. Na saída de São Nicolau, eram 408 participantes e, na chegada ao Santuário do Caaró no final da tarde deste sábado (9), mais de 300 ainda estavam presentes.
Além do Rio Grande do Sul, outros três estados foram representados: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, contanto com participantes de 63 municípios diferentes. Um dos organizadores da cavalgada, Charlei Willers, fez uma avaliação positiva da iniciativa e celebrou a participação de um contingente tão grande de cavaleiros na região.
“Nós trabalhamos bastante para que isso acontecesse, com a logística para acomodar 400 cavalos e o público nas comunidade. Trabalhamos por bastante tempo e deu certo”, destacou Charlei. Ao longo do percurso, a programação da cavalgada incluiu atividades culturais, religiosas e de integração comunitária.
Junto com São Nicolau, ponto de saída, e Caibaté – destino final dos cavaleiros, os outros municípios que receberam o grupo foram: Pirapó, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, Cerro Largo, Rolador e Mato Queimado. Confira como foi a chegada em Caibaté no Facebook da Rádio São Luiz.
Matérias relacionadas:
Programação da Cavalgada dos Santos Mártires mobiliza Assunção do Ijuí, em Roque Gonzales
Pirapó integra roteiro dos 400 anos das Missões com passagem da cavalgada histórica
Solenidade no Porto de Santo Isidro e início de cavalgada marcam celebração dos 400 anos das Missões
Fonte: Rádio São Luiz
Solenidade no Porto de Santo Isidro e início de cavalgada marcam celebração dos 400 anos das Missões

Foto: Reprodução / Rádio São Luiz
A celebração dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis contou com a realização de um ato oficial para relembrar a chegada dos padres jesuítas ao atual território do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada na manhã deste domingo, 3 de maio, no Porto de Santo Isidro, interior de São Nicolau. O local é reconhecido como o espaço onde os membros da Companhia de Jesus rezaram a primeira missa nesta margem do Rio Uruguai. Também neste domingo teve início a 14ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires, em edição especial alusiva ao quadricentenário das Missões.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O data de 3 de maio de 1626 entrou para história como o início da fundação das reduções jesuíticas na região. O ato relembrou esse processo e teve a participação de autoridades brasileiras, argentinas e paraguaias. A atividade foi organizada pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), pela prefeitura de São Nicolau e pela rota turística Trilha dos Santos Mártires, com o apoio da Secretaria da Cultura do RS (Sedac).
Na ocasião, foi divulgado um clipe audiovisual dos 400 Anos com música original de artistas da região. A canção, intitulada “Tenho Quatrocentos Anos”, foi composta por Rodrigo Bauer (letra) e Érlon Péricles (melodia), com participação de diversos artistas regionais e com imagens de cenários históricos dos Sete Povos das Missões.
A ocasião também marcou o início da peregrinação da relíquia do Coração de São Roque Gonzales, trazida de Assunção, no Paraguai, para as comemorações do quadricentenário. O roteiro da peregrinação inclui São Luiz Gonzaga e outras foranias da Diocese de Santo Ângelo, além de locais especiais relacionados à história dos Santos Mártires das Missões.
Prefeito de São Miguel das Missões, Rodrigo Ribas descreveu a emoção sentida no Passo do Padre, como o local às margens do Rio Uruguai ficou conhecido. Ele ressaltou a importância de valorizar a história missioneira como elo chave para a formação cultural do Estado.
Os eventos deste domingo integram a lista com diversas programações espalhadas pelos municípios da região, no âmbito do decreto que instituiu o 2026 como dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Estado. O cronograma de eventos pode ser acessado em site do governo estadual.
Presente no evento, o secretário de Cultura do RS, André Kryszczun destacou os investimentos em torno de R$78 milhões, feitos pelo governo estadual para obras de infraestrutura e qualificação do turismo regional. Atualmente, são 54 iniciativas em andamento em 26 municípios da região.
Cavalgada com 400 cavaleiros
A partir das 13h30 deste domingo, teve início a Cavalgada dos 400 anos, vinculada à Trilha dos Santos Mártires. A iniciativa segue até o dia 10 de maio, percorrendo oito municípios por meio de deslocamento a cavalo, por comunidades rurais e pontos históricos das Missões, incluindo atividades culturais, históricas e religiosas.
Um dos coordenadores da iniciativa, Charlei Knebel Willers, destacou a importância da data de 3 de maio, como um marco histórico para o Rio Grande do Sul. “Há 3 anos estamos trabalhando para colocar 400 cavaleiros aqui e muitos atenderam nosso chamado, temos representantes de 70 municípios”. Segundo ele, 488 cavaleiros já tinham sido confirmados, a partir dos dados das Guias de Trânsito Animal (GTA).
Saiba mais: 14ª Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires das Missões vai percorrer oito municípios
Fonte: Rádio São Luiz
Santuário do Caaró recebe 9° Moto Romaria nesta sexta-feira

Foto: Canva/Ilustrativa
A 9° Moto Romaria ao Santuário do Caaró será realizada nesta sexta-feira, 1° de maio. O evento reúne diversos motociclistas da região e, nesta edição, integra as programações dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani. A programação terá início às 10h com acolhida, seguida de almoço. O ponto alto será às 13h30, com a Missa do Motociclista e a bênção das motos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A Moto Romaria conta com apoio da prefeitura de Caibaté e o evento será realizado mesmo com chuva. A atividade propõe um dia de espiritualidade e integração na Rota das Missões, com momentos de acolhida, celebração religiosa e convivência entre os participantes.
Padre e pároco do Santuário do Caaró, Anderson Rabêlo destaca a importância de incluir a temática dos 400 anos nas atividades que tradicionalmente ocorrem no local e apoio de diversos voluntários para organização e recepção dos visitantes. Segundo ele, a expectativa é de que 700 a 800 pessoas participem do almoço no local.
Programação:
- 10h – Acolhida
- 12h – Almoço (buffet com churrasco)
- 13h30 – Missa do Motociclista e bênção das motos
Fonte: Rádio São Luiz
Conecta Missões inicia nesta terça-feira com foco em cultura, turismo e inovação

Quadros com fotos da região em exposição no Conecta Missões – Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz
Acontece nesta terça-feira (24/03) a abertura oficial do “Conecta Missões: memória, legado e futuro”, em Santo Ângelo (RS). O evento integra as celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, com seminários sobre economia criativa, exposições, festivais e atividades voltadas à cultura, turismo e ao ecossistema de inovação da região missioneira.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A solenidade de abertura está prevista para iniciar às 11h, no Clube Gaúcho, no centro da cidade. O evento contará com a participação de diferentes autoridades e participação do governador Eduardo Leite (PSD) e do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro (PDT). A Rádio São Luiz FM 100.9 transmite ao vivo e faz a cobertura do evento pelo Facebook da emissora.
O Conecta Missões é apresentado pela Secretaria da Cultura do RS (Sedac) e organizado pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e pela Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). A programação segue até domingo (29/03), com diversas atividades artísticas e culturais.
As atividades contemplam três eventos parceiros, que ocorrem simultaneamente: Canto Missioneiro, tradicional festival de música missioneira; Degusta Missões, uma praça gastronômica com pratos típicos que celebram a identidade missioneira; e Viva o RS Summit, fórum com foco no desenvolvimento e troca entre empreendimentos turísticos, gastronômicos e culturais. Além disso, estão previstas outras atividades, como:
- Feira de Artesanato e Agroindústrias;
- Mostra Audiovisual;
- Exposições: Pedras e Monumentos e Vidas com TEA importam e inspiram;
- FamTour – uma imersão nos atrativos turísticos com roteiro de prospecção;
- Shows com as orquestras de Teutônia e da Ulbra, além da Família Ortaça.
Um outro destaque da programação do Conecta Missões é o “Seminário: Aldeia do Conhecimento”, com painéis para gestores públicos e privados, entidades representativas e empreendedores. Durante as atividades, serão abordados temas como patrimônio cultural, economia e sustentabilidade, plano de desenvolvimento econômico da indústria criativa e regionalização.

Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz
Fonte: Rádio São Luiz
Gorge Bitencourt e Tânia Ferreira Marques recebem a Comenda Jayme Caetano Braun em Bossoroca

Foto: Assessoria de Imprensa
Nesta terça-feira, 10 de março de 2026, ocorreu em Bossoroca/RS a cerimônia de entrega da Comenda Jayme Caetano Braun, reconhecimento concedido pelo município a pessoas que se destacam por sua atuação e contribuição à cultura regional missioneira. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito João Alberto Ourique do Nascimento e contou com a presença de autoridades municipais, convidados e representantes de entidades locais.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A honraria leva o nome do pajador missioneiro Jayme Caetano Braun, figura de referência na cultura gaúcha, como forma de preservar e manter presente a memória de sua trajetória e de sua contribuição para a literatura e a música regional.
No ano de 2026, receberam a distinção duas personalidades ligadas à promoção da cultura missioneira. O músico e poeta Gorge Bitencourt foi homenageado por sua atuação na música regional, com autoria e coautoria de diversas composições gravadas por artistas e grupos reconhecidos no cenário musical, além da participação em festivais tradicionalistas.
Também foi agraciada Tânia Ferreira Marques, professora e servidora municipal aposentada, com atuação em atividades culturais e no tradicionalismo. Ela é integrante da Confraria do Icamaquã e da Associação Cultural de Bossoroca, tendo também participado da patronagem do CTG Sinuelo das Missões e colaborado com comissões organizadoras dos Rodeios Crioulos do município.
Durante a cerimônia estiveram presentes autoridades municipais, antigos homenageados com a comenda, além de amigos e familiares convidados pelos agraciados.
A Comenda Jayme Caetano Braun é concedida conforme a Lei Municipal nº 1.885, de 21 de dezembro de 2001, destinada a reconhecer pessoas que realizam contribuição expressiva à cultura missioneira, cujo trabalho projeta o município de Bossoroca no contexto regional e no Rio Grande do Sul.
Fonte: Rádio São Luiz
Santuário do Caaró recebe 48° Romaria da Terra nesta terça; Rádio São Luiz transmite ao vivo

Evento reúne milhares de visitantes – Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz
O Santuário do Caaró recebe nesta terça-feira (17/02) milhares de pessoas que participam da 48° Romaria da Terra. Neste ano, o tema do encontro é “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral”, em uma alusão ao quadricentenário das Missões Jesuíticas-Guaranis no Rio Grande do Sul. A Rádio São Luiz FM 100.9 transmite o evento direto do local, em Caibaté (RS).
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A romaria é organizada pela Diocese de Santo Ângelo, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Cáritas Brasileira e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). O lema escolhido para o encontro é a passagem bíblica do livro do Apocalipse (21,1), “Eu vi um novo Céu e uma nova Terra”.
Nas primeiras horas desta terça-feira, o encontro já reunia diversos visitantes e romeiros de diferentes cidades e regiões. O Santuário do Caaró foi escolhido para receber a romaria por ter sido o local de martírio dos padres jesuítas Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, e também por ser um marco da resistência indígena e símbolo da memória viva do povo Guarani.
A programação teve início às 7h, com um café para os Romeiros. A partir das 8h30 foi realizada a abertura oficial, seguida por um caminhada. A missa está marcada para iniciar às 10h30, seguida do almoço e momento cultural às 11h45. O evento reinicia às 13h com manifestações na tribuna e termina com a benção de envio às 15h.
A expectativa dos organizadores era de reunir cerca de 8 a 10 mil pessoas. Os detalhes ao vivo do evento podem ser acompanhados pela frequência 100.9 ou pelo Facebook da Rádio São Luiz.
Matéria relacionada: 48ª Romaria da Terra do RS acontece em fevereiro com tema alusivo aos 400 anos das Missões
Fonte: Rádio São Luiz
Arno Kern e Marianita Ortaça recebem Comenda Sepé Tiaraju

Foto: Imagem/ Secretaria de Turismo e Cultura
No sábado, 7 de fevereiro de 2026, foi realizada, no Paço Municipal Sepé Tiaraju, sede administrativa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, a solenidade de entrega da Comenda Sepé Tiaraju, iniciativa voltada ao reconhecimento de pessoas que contribuem para a valorização da história, da cultura e da identidade do município. Nesta edição, foram homenageados o arqueólogo, professor e doutor Arno Alvarez Kern e a artista, empresária, psicóloga e embaixadora dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, Marianita Ortaça. A comenda tem como finalidade manter viva a memória de Sepé Tiaraju, morto em batalha em 7 de fevereiro de 1756, durante a Guerra Guaranítica, e integra a programação alusiva aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A cerimônia foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e reuniu autoridades, representantes de entidades culturais, conselhos municipais e instituições ligadas à preservação do patrimônio histórico. A honraria foi instituída em 2004, durante a gestão do então prefeito Jauri Gomes de Oliveira, e retomada em 2018, na primeira administração do prefeito Sidney Brondani, passando a integrar oficialmente o calendário de eventos do município por meio do Decreto nº 6.515/2022. Os homenageados foram indicados pelo Conselho Municipal de Turismo, e as medalhas são confeccionadas, de forma voluntária, pelo artista são-luizense Vinícius Ribeiro.
Durante o ato, foi destacado que Arno Alvarez Kern possui trajetória acadêmica e científica voltada à pesquisa arqueológica e histórica das Missões, com atuação em escavações, produção científica, formação de pesquisadores e contribuição para a consolidação do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga. Também foi ressaltada a doação de sua biblioteca particular, destinada à formação de um acervo especializado no município. Marianita Ortaça teve sua atuação reconhecida nas áreas cultural, artística, educacional e empreendedora, além do trabalho como embaixadora das comemorações do quadricentenário missioneiro, promovendo a difusão da identidade regional em âmbito estadual e nacional.
Arno Alvarez Kern não pôde comparecer à solenidade por motivos de saúde e foi representado por Filipe Gomes de Pompeu, chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e pela arqueóloga da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, Raquel Machado Rech.
Marianita Ortaça em seu pronunciamento destacou a relação com a cultura missioneira construída desde a infância, por meio da convivência com o pai, Pedro Ortaça, e da aproximação com a história das Missões e de Sepé Tiaraju. Abordou a importância da preservação da memória regional, da valorização da identidade local e da atenção à saúde mental, relacionando esses aspectos à formação humana e social. A homenageada também mencionou projetos voltados à promoção cultural e ao apoio às comunidades indígenas, ressaltando a necessidade de ampliar o acesso à educação, à qualificação profissional e às oportunidades de desenvolvimento.
A solenidade contou ainda com pronunciamentos de representantes de instituições e do poder público. A diretora do Grupo Folclórico Fênix e representante do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, Beverly Bassani, abordou a relevância da preservação da história e da arte missioneira. A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sandra Ferreira, destacou o papel do COMTUR no fortalecimento das ações culturais e turísticas do município. O secretário municipal de Turismo e Cultura, Leandro Grins, apresentou as ações desenvolvidas pela pasta e a integração da comenda à programação dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis.
O prefeito José Antônio Flach Werle (Piti Werle) ressaltou a importância da continuidade das políticas públicas voltadas à cultura, ao turismo e à valorização do patrimônio histórico. Representando o Poder Legislativo, a vereadora Rose Grings enfatizou o papel da Câmara Municipal no apoio às iniciativas culturais e na preservação da memória local.
A solenidade contou ainda com a presença de representantes de entidades locais e regionais, conselhos setoriais, instituições de ensino, organizações culturais e lideranças regionais.
Fonte: Rádio São Luiz
São Nicolau projeta grande programação com foco nos 400 anos das Missões

Foto: Osmar Werner/Rádio São Luiz
O prefeito de São Nicolau/RS, Rafael Godois da Silva, concedeu entrevista à Rádio São Luiz nesta quinta-feira, 5 de fevereiro 2026, abordando temas relacionados à participação do município na programação dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, aos eventos previstos para o mês de maio e aos investimentos em infraestrutura para receber o público regional.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante a entrevista, o chefe do Executivo relatou a presença em Porto Alegre no lançamento oficial da programação estadual do quadricentenário, coordenada pela Secretaria da Cultura, destacando que o calendário reúne atividades distribuídas ao longo do ano em diversos municípios. Segundo ele, as ações envolvem manifestações culturais, históricas e educativas, com foco na valorização da formação missioneira e da cultura indígena guarani, além de tradições gaúchas.
Rafael informou que São Nicolau conseguiu inserir na programação oficial eventos como a 6ª Expofeira, o 15º Café de Cambona e a Cavalgada da Trilha dos Santos Mártires. A cavalgada deverá iniciar no município e percorrer cidades da região, com encerramento em São Borja, passando por locais históricos ligados às reduções jesuíticas. No dia 3 de maio, no Porto de São Nicolau, está prevista uma atividade com participação de autoridades estaduais, incluindo representantes do governo e lideranças políticas.
O prefeito explicou que o ato oficial alusivo aos 400 anos das Missões e de São Nicolau está previsto para a manhã de 03 de maio, no Porto de Santo Isidro, com a realização do palanque principal das comemorações. A programação deve ser complementada por missas, eventos culturais e atividades paralelas ao longo do mês, em diferentes municípios da região missioneira.
Rafael, também detalhou os preparativos para a Expofeira de São Nicolau, que terá início no dia 29 de maio, com programação religiosa, atividades culturais, baile e atrações em definição. No encerramento, em 31 de maio, está previsto o 15º Café de Cambona, evento que integra o calendário oficial do Estado e que reconhece o município como capital gaúcha da atividade, conforme legislação estadual.
Destacou que a organização trabalha com a meta de instalar cerca de 40 galpões para o evento, número superior ao registrado em edições anteriores, com participação de entidades locais, moradores e representantes de outros municípios. Segundo ele, a expectativa é atender ao público estimado, que em edições passadas chegou a dezenas de milhares de visitantes.
O prefeito também abordou os investimentos realizados no parque de eventos, com recursos destinados à ampliação da infraestrutura. Entre as melhorias citadas estão a construção de novos banheiros, a instalação de transformador de energia, a edificação de um novo pavilhão multiuso e a redução da necessidade de locação de estruturas temporárias. Parte dos recursos, conforme informado, foi viabilizada por meio de emendas parlamentares.
Ao tratar da relação entre a feira e o Café de Cambona, Rafael afirmou que a grande circulação de público no último dia potencializa a visibilidade de empresas locais e regionais, favorecendo a divulgação de produtos, serviços e marcas. Segundo ele, o evento se consolidou como espaço para negócios e promoção econômica, além do caráter cultural e histórico.
O prefeito reforçou que a administração municipal, em parceria com entidades, comissões organizadoras e municípios vizinhos, mantém articulação para garantir a realização das atividades previstas, com foco na organização, na segurança e na infraestrutura necessária para o recebimento de visitantes durante as comemorações dos 400 anos das Missões e da programação de maio em São Nicolau.
Fonte: Rádio São Luiz
São Luiz Gonzaga celebra o Dia do Pajador com homenagens, música e cultura

Foto: Jilvan Santos/Rádio São Luiz
O Dia do Pajador, celebrado no dia 30 de janeiro, contou com uma programação alusiva em São Luiz Gonzaga. As atividades tiveram início às 19 horas no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. Entre os destaques da noite, foi feita a entrega da Medalha do Pajador ao Piquete Encontro dos Amigos, além de apresentações artísticas e culturais em homenagem ao legado de Jayme Caetano Braun.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A escolha do Piquete Encontro dos Amigos para receber a condecoração foi uma forma de reconhecimento ao trabalho da entidade na preservação da cultura e do tradicionalismo gaúcho. A música e a poesia também estiveram em destaque, com a apresentação da música “Os braços da Cruz Missioneira”, vencedora da fase regional do 4º Canto dos Sete Povos, além de uma tertúlia livre em homenagem a Jayme Caetano Braun.
As programações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Luiz Gonzaga. “Estamos felizes de iniciar 2026 com mais um evento grandioso em São Luiz Gonzaga”, destacou Leandro Grings, responsável pela pasta de Cultura e Turismo.
O secretário comentou sobre o diálogo com o governo estadual para viabilizar um projeto de revitalização do complexo cultural, incluindo a iluminação do monumento de Jayme Caetano Braun. Segundo ele, a expectativa é de que até o final do ano, o projeto possa estar finalizado.
Presente no evento, o prefeito de São Luiz Gonzaga José Antônio Flach (Piti) Werle) celebrou a presença de vários artistas da cidade e região. Ele também citou a importância de valorizar o turismo e o legado dos Quatro Troncos Missioneiros – Jayme, Cenair Maicá, Noel Guarani e Pedro Ortaça.
“Estamos homenageando uma das figuras maiores da nossa poesia e da pajada”, disse Vinícius Ribeiro, artista e escultor missioneiro, sobre a data alusiva ao aniversário de Jayme. “É uma arte dificílima, a arte da pajada, eu comparo como um malabarista de faca, porque tem que cuidar da rima, da métrica, e o principal tem que cuidar que o seu canto seja um canto de protesto”, acrescentou.
Responsável pela letra de “Os braços da Cruz Missioneira”, Elder Lauter da Rosa citou a responsabilidade em escrever sobre Jayme e os demais troncos missioneiros. “Eu acredito na vida e acredito no Sepé vivo dentro de nós, então peguei meu violão velho em casa e brotou essa melodia”, complementou Jorge Bittencourt, autor da melodia da música premiada no Canto dos Sete Povos.
Ainda durante a programação, foi realizada a entrega da obra “Poemas em décima espinela”, em braile, do autor Paulo de Freitas Mendonça, ao fundador da AGAPASM (Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes), Alex Garcia.
Fonte: Rádio São Luiz
Voo Cativo de Balão será atração na Prainha de Roque Gonzales neste domingo (25)

Foto: Canva/Ilustrativa
Neste domingo (25/01) a Prainha de Roque Gonzales recebe o Voo Cativo de Balão. A atividade será realizada no campo do SER Olaria a partir das 17h. A ação será demonstrativa e gratuita, com a participação via sorteio. Em seguida, a partir das 18h30 está previsto um show de pagode com o grupo Resenha A2.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O evento está sendo organizado pela prefeitura de Roque Gonzales, com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Ao todo, 50 pessoas poderão participar do voo, sendo que 20 vagas já foram sorteadas em dezembro e as demais 30 vagas serão sorteadas no dia da atividade.
O voo cativo é feito com o balão preso ao solo por cabos, atingindo uma altura entre 15 a 20 metros. A capacidade média é de 25 pessoas por hora. A atividade depende das condições climáticas e, em caso de chuva ou ventos fortes, o voo poderá ser ajustado ou remarcado.
“Somos abençoados por ter esse lago que chegou a três quadras do centro da cidade e tentamos explorar cada vez mais o turismo, porque sabemos que o turismo traz renda e economia para a cidade e para a população”, destaca o vice-prefeito José Alfredo Kupske. Segundo ele, a atividade reforça o município como referência turística na região Noroeste e das Missões.
Fonte: Rádio São Luiz
48ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga inicia programação dedicada aos 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis

Foto: Alcides Figueiredo
A 48ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga/RS foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira, 13, consolidando o início de quatro dias de atividades voltadas à literatura, à cultura regional e às comemorações dos 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis. A programação ocorre na Praça da Matriz, onde estão instalados os livreiros de São Luiz Gonzaga e da região, em estrutura organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com apoio do 4º Regimento de Cavalaria Blindado.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Desde o período da tarde, o primeiro dia contou com lançamentos de obras, exposições de projetos e apresentações culturais. No palco Cenair Maicá, o ato oficial de abertura reuniu grande público e incluiu apresentações da Banda Marcial da Escola Municipal Coração de Jesus e do Fênix Grupo Folklórico, compondo o cenário alusivo ao tema desta edição.

A feira tem como patronesse a professora e historiadora Sonia Bressan Vieira, natural do município e com extensa trajetória na educação, pesquisa e coordenação de projetos ligados à história missioneira. Mestre pela Unisinos e doutora pela PUC-RS, Sonia atuou em diferentes frentes da educação municipal, estadual e particular, coordenou a implantação do Curso de História na URI São Luiz Gonzaga e presidiu entidades ligadas ao desenvolvimento regional. Sua obra mais recente, “Sobre as ruínas do templo… (Porque templo já não é). História de São Luiz Gonzaga – 1880-1934)”, resultado de quatro anos de pesquisa, foi um dos destaques da programação de 2024.
Em entrevista à Rádio São Luiz, o secretário de Turismo e Cultura, Leandro Grings, destacou que a feira apresenta atividades de hora em hora, incluindo lançamentos, apresentações artísticas e conversas com autores, reforçando que o livro é o elemento central da programação. Ele explicou que o evento segue até domingo, com início das atividades pela manhã e encerramento previsto para as 18h.

A patronesse também concedeu entrevista, na qual ressaltou a importância da leitura como instrumento de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento individual. Ao comentar a homenagem recebida, observou que sua trajetória no magistério ultrapassa cinco décadas, período em que atuou na formação de profissionais, na pesquisa histórica e na organização de iniciativas ligadas à memória missioneira. Ela destacou que sua obra reúne fontes buscadas no Brasil, em Portugal e na Espanha, ampliando o campo de investigação sobre a formação histórica de São Luiz Gonzaga.
A programação da 48ª Feira do Livro segue até domingo, 16, com atrações permanentes, oficinas, exposições, apresentações culturais e sessões de autógrafos, reforçando a proposta de integração entre literatura, conhecimento histórico e cultura missioneira.
Fonte: Rádio São Luiz
Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões chega à Argentina e carrega relíquia do padre Roque Gonzales

Foto: Reprodução/Trilha dos Santos Mártires
A Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões iniciou nesta semana o percurso pela província de Misiones, na Argentina. Após o início da jornada em San Ignácio Guazú, no Paraguai, os vinte trilheiros visitaram diversas localidades no Paraguai e chegaram à Posadas, em solo argentino. Durante o trajeto, os integrantes seguem os passos do padre Roque Gonzales de Santa Cruz e levam a relíquia com vestígios do coração do jesuíta.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o coordenador da Trilha Sérgio Venturini descreveu a primeira semana de caminhada. No total, os trilheiros vão percorrer 470 km pelos três países. Segundo ele, em alguns dias no Paraguai, o grupo enfrentou chuva, mas o trajeto seguiu como planejado. A iniciativa é organizada pela Associação dos Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões e conta com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Neste ano, a edição comemorativa celebra os 25 anos da trilha e os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis, no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (03), o grupo recebeu uma homenagem na Câmara de Representantes de Misiones, com o reconhecimento da Trilha dos Santos Mártires das Missões como interesse cultural da província.
Coordenador da Trilha no Brasil, Edison Lisbôa destaca a importância de celebrar o jubileu de prata, com um trajeto internacional e carregando a relíquia do padre Roque Gonzales. “Essa relíquia está percorrendo o itinerário que foi percorrido por Roque Gonzalez, quando aqui chegou no dia 3 de maio de 1626“, recorda.
Nesta terça-feira (4), a trilha segue até a Estancia Santa Inês, propriedade que pertence à descendentes do padre Roque Gonzales. “Nós estamos levando, durante o caminho todo, um relicário com fragmentos do coração de Roque. Ontem, convocaram uma missa aqui no seminário, onde estamos instalados, que teve presença de mais de 400 pessoas”, conta Sérgio.
No próximo sábado (8), o grupo saí da cidade argentina de Concepción de la Sierra para atravessar a fronteira com o Brasil, pelo Passo do Padre, em São Nicolau. No local, a expectativa é de que mais de 30 pessoas se juntem à trilha para percorrer diversos pontos turísticos do período missioneiro na região.
Matéria relacionada: Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões terá percurso de 470 km por Paraguai, Argentina e Brasil
Fonte: Rádio São Luiz
5° Ciclotrilha da Integração Guarani-Jesuítica promove turismo missioneiro neste domingo (2)

Foto: Divulgação/Trilha da Integração Guarani-Jesuítica
História, natureza e ciclismo, estas são as bases da 5° Ciclotrilha da Integração Guarani-Jesuítica. O evento reúne ciclistas da região em cinco percursos que percorrem pontos turísticos e históricos de Roque Gonzales. A atividade acontece neste domingo, 2 de novembro, com saída da Prainha de Roque Gonzales.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Neste ano, a iniciativa da Trilha da Integração Guarani-Jesuítica celebra os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis no Rio Grande do Sul. Desde 2018, o projeto promove percursos pela paisagem da região, em três modalidades: caminhada, ciclismo e cavalgada.
Idealizador da trilha e diretor do Departamento de Turismo de Roque Gonzales, Iraci Luft explica que a intenção é promover a integração entre as comunidades, estimular o contato com a natureza, bem como a saúde física e mental. “Nós somos herdeiros de uma parte do primeiro ciclo Guarani-Jesuítico. Temos dois pontos marcantes dessa história, que são o Cerro do Inhacurutum, representando os guaranis, e o Santuário de Assunção do Ijuí, representando os jesuítas”, acrescenta.
Na edição deste ano, serão cinco diferentes percursos, incluindo uma trilha de cicloturismo kids, para incentivar a participação de crianças. Os outros quatro percursos possuem trajetos diferentes que variam de 10km a 47km, com paradas e apoio logístico.
A recepção dos participantes está marcada para 7h, na Prainha, com início dos percursos. O ponto de encontro comum será no Santuário de Assunção do Ijuí, para o almoço. Segundo Iraci, o número de inscrições já passa de 100 pessoas e o prazo foi estendido até o final desta quinta-feira (30/10), por meio de formulário on-line.
As cinco opções de percurso são:
- Cicloturismo Kids (2 km);
- Cicloturismo Passeio (10 km);
- Cicloturismo Sport 01 (31 km);
- Cicloturismo Sport 02 (42 km);
- Cicloturismo Pró (47 km)
“Estamos num trabalho de evolução e qualificação dos nossos pontos turísticos. E o ciclismo permite juntar saúde física e mental, com a integração e natureza”, destaca o coordenador da trilha. Mais informações podem ser obtidas com Iraci Luft pelo telefone (55) 99974-4652 ou na página oficial da trilha no Instagram: @trilhaguaranijesuitica.
Fonte: Rádio São Luiz
Trilha dos Santos Mártires das Missões inicia trajeto por comunidades do Paraguai

Trilheiros visitam museu em San Inácio Guazu, no Paraguai – Foto: Divulgação/Trilha dos Santos Mártires das Missões
Teve início neste final de semana o trajeto de 470 km da Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões. O percurso faz parte de edição comemorativa de 25 anos da iniciativa e celebra também os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis no Rio Grande do Sul. Na primeira parte da viagem, os trilheiros vão percorrer diferentes comunidades do Paraguai.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No primeiro dia da trilha (24/10), os 20 participantes da Museu de Arte Jesuítico-Guarani, em San Inácio Guazu. Em seguida, percorreram 22 km até Santa Maria de Fé. Nesta segunda (27/10), o grupo parte para Santa Rosa de Lima e depois para San Patricio.
“É realmente uma caminhada internacional que nós fazemos para divulgar os passos do padre Roque Gonzales de Santa Cruz”, explica Sérgio Venturini, coordenador da Trilha Internacional, sobre o trajeto por diferentes localidades que guardam marcas do período missioneiro.
Em 1611, Roque Gonzalez partiu de San Inácio Guazu para fundar diversas reduções nos territórios do Paraguai e da Argentina, até chegar ao território do atual Rio Grande do Sul, em 13 de maio de 1626. O percurso dos trilheiros seguirá pelos dois países vizinhos, até chegar ao Brasil pelo Passo do Padre, em São Nicolau, no dia 8 de novembro. O final do percurso será durante a Romário do Caaró, no dia 16 de novembro, em Caibaté.
Professor e pesquisador no Paraguai, Isabelino Martínez é um dos responsáveis pela organização e acolhida dos trilheiros no país vizinho. “Recuperar essa memória que nos vincula, que fez de nós uma forma distinta de ser América e ter uma visão distinta também do mundo”, destaca o professor, que também é sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG).
A trilha é promovida pela Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões (AATRISAMM), além de contar com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e de diferentes entidades e comunidades regionais dos três países.
Matéria relacionada: Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões terá percurso de 470 km por Paraguai, Argentina e Brasil
Fonte: Rádio São Luiz
Palestra sobre a Coluna Prestes debate novas possibilidades de turismo em São Luiz Gonzaga

Manuscrito inédito de Luiz Carlos Prestes, com esboço estratégico, reforça São Luiz Gonzaga como o centro da Coluna. Foto: Acervo pessoal Luiz Carlos Prestes Filho
O Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG) promove nesta quarta-feira, 22 de outubro, uma palestra com o tema São Luiz Gonzaga: capital da Coluna Prestes. A atividade está marcada para iniciar às 19h, na sala Ana Petrona, ao lado da biblioteca municipal. O objetivo do evento está em discutir aspectos sobre esse episódio histórico e possibilidades de turismo.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Professor e historiador, Anderson Amaral estudo o tema e, em 2024, publicou livro alusivo ao centenário da Coluna Prestes. Segundo ele, a atividade desta quarta busca dialogar com a comunidade sobre como aproveitar do ponto de vista turístico, as marcas dessa história no município. O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.
Um dos maiores movimentos revolucionários da sua época, a Coluna Prestes percorreu cerca de 25 mil quilômetros entre 1924 e 1927, tendo como objetivo confrontar o governo de Artur Bernardes e o sistema oligárquico da época. São Luiz Gonzaga foi o local onde os líderes se organizaram e planejaram suas ações, durante os meses de outubro a dezembro de 1924.
Anderson destaca que o episódio trouxe diversos impactos para a cidade, principalmente, com a interrupção do comércio e o risco de um conflito. “A cidade correu risco de deixar de existir. E nós temos a gruta que está lá até hoje e temos oportunidade de mostrar ela como um elemento da Coluna Prestes”, explica o professor, fazendo referência à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na esquina da Avenida Senador Pinheiro Machado com a Barão da Passagem.
Durante o cerco à São Luiz Gonzaga, um grupo de mulheres católicas foi até a Igreja Matriz rezar junto ao padre Monsenhor Wolski, pedindo que não houvesse um combate e derramamento de sangue na cidade. Como promessa, elas ergueriam uma gruta na parte alta da cidade em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes. Com a graça alcançada, a capela foi construída e ficou pronta em 1926, sendo um local de visitação de fieis e turistas.
Anderson Amaral defende que a gruta seja transformada em um local de turismo religioso e histórico, servindo como marco sobre a história da Coluna Prestes no município.
Fonte: Rádio São Luiz
Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões terá percurso de 470 km por Paraguai, Argentina e Brasil

Foto: Divulgação/Trilha dos Santos Mártires das Missões
A Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões teve sua programação divulgada pela Associação dos Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões. Neste ano, a iniciativa celebra os 25 anos de atividades ininterruptas da Trilha dos Santos Mártires das Missões com uma caminhada internacional de 470 km, de 26 de outubro e 16 de novembro. Os trilheiros irão sair de San Ignácio Guazú, no Paraguai, passando por diversas localidades da Argentina e finalizar o percurso no Santuário do Caaró, no Brasil.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O percurso da Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões seguirá os passos de padre Roque Gonzales de Santa Cruz, missionário jesuíta que, no século XVII, percorreu a região e ajudou a fundar as reduções nesses três países. A caminhada também integra as atividades de preparação para as comemorações dos 400 anos das Missões Jesuítico Guarani no Rio Grande do Sul, em 2026.
Coordenador da Trilha no Brasil, Edison Lisbôa explica que a trilha possui como pilares a espiritualidade, a história e a valorização do meio ambiente. A iniciativa também estimula o turismo de bale comunitária e religiosa. Ao todo, 21 pessoas devem realizar todo o percurso de 470 km e as inscrições seguem abertas para pessoas interessadas em participar, principalmente, do trajeto pelo Brasil.
Durante o percurso, serão distribuídas 25 mudas de árvores nativas às comunidades apoiadoras da iniciativa, em comemoração ao jubileu de prata da Trilha dos Santos Mártires das Missões. Outro dos objetivos do evento é promover conscientização sobre a preservação ambiental nas bacias dos rios Uruguai e Paraná.
A caminhada internacional prevê visitações à pontos turísticos históricos e museus, além de momentos culturais e palestras. Estão previstas as participações dos embaixadores dos 400 anos das Missões: o irmão Celso Schneider, o pagé Floriano Romero e a artista Marianita Ortaça.
“Em cada lugar que se chega, é um evento. É uma festa que eles preparam para receber os trilheiros. Não só a diretoria da comunidade nós recebe, mas a comunidade em geral”, descreve Edison, sobre a recepção das comunidades ao longo do percurso da trilha. Interessados em participar podem entrar em contato com os organizadores da trilha.
Programação
Paraguai (24/10 a 01/11): Início em San Ignacio Guazú, passando pelas províncias de Santa María de Fé, San Patricio, General Delgado, Coronel Bogado e Encarnación. O trajeto inclui visitas a museus jesuíticos e encontros com autoridades.
Argentina (02/11 a 07/11): Travessia de trem para Posadas, seguindo para Estancia Santa Inês (propriedade de descendentes do padre Roque Gonzales), visita ao Instituto Pascual Gentilini e à Apóstoles e Concepción de la Sierra. Durante as palestras pelas províncias argentinas, serão abordados temas como a “Batalha de Tacuary”, a questão da terra indígena e a produção de erva-mate.
Brasil (08/11 a 16/11): Travessia para São Nicolau pelo Passo do Padre, continuando por Pirapó, Assunção do Ijuí (com visita à Cruz do Martírio de São João de Castilho), Esquina Emanuel, São Pedro do Butiá, Figueira, Rolador e Caibaté. O ponto final é o Santuário do Caaró, com participação na Romaria dos Santos Mártires, no dia 16 de novembro.
Fonte: Rádio São Luiz
3° Desafio Pró-Giro de MTB e Cicloturismo reúne ciclistas da região em São Luiz Gonzaga

Foto: Reprodução/Rádio São Luiz
A Expo São Luiz 2025 foi palco neste domingo, 5 de outubro, da largada do 3° Desafio Pró-Giro de MTB e Cicloturismo. A iniciativa integra a programação oficial da feira e reuniu diversos ciclistas e participantes da comunidade local e regional.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A iniciativa é organizada pelo grupo Pró-Giro e tem como objetivo de promover a integração e confraternização entre praticantes do ciclismo. A atividade também oferece a possibilidade do contato com o meio ambiente.
O percurso da prova de MTB terá 34 quilômetros no total, enquanto a rota de cicloturismo tem 20 km. As largadas dos dois grupos foram feitas do Parque de Exposições do Sindicato Rural, onde também ocorre a chegada.
Confira como foi a largada no Facebook da Rádio São Luiz.
Fonte: Rádio São Luiz
Moção defende programa dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis

Selo Comemorativo 400 Anos Missões Jesuíticas Guaranis – Foto: Divulgação
Uma moção pública assinada pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e outras entidades regionais defende o programa dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis. O documento é uma resposta ao inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF) que denuncia a falta de participação efetiva dos guaranis nas celebrações e solicita a interrupção do repasse de recursos do projeto.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O texto menciona os esforços feitos pelo Grande Projeto Missões e a relevância dos investimentos para a melhoria da infraestrutura regional e para estimular o turismo missioneiro. A moção questiona os argumentos feitos pelo MPF de que o programa se apropria do legado histórico dos guaranis.
“Este projeto representa o maior investimento da história do turismo missioneiro, fruto de um planejamento de mais de seis anos, essencial para aumentar a visibilidade e atratividade do destino turístico Missões, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma trecho do documento.
Além da AMM, a moção é assinada por entidades como o Corede Missões (Conselho Regional
de Desenvolvimento), a Associação dos Legislativos da Missões (ALM), o Fórum de
Desenvolvimento da Região das Missões e da Fronteira Oeste, o Instituto
Histórico e Geográfico de Santo Ângelo (IHGSA), o Instituto Histórico e Geográfico de São
Luiz Gonzaga (IHGSLG), junto com outros conselhos, sindicatos e entidades empresariais da região.
Fonte: Rádio São Luiz



